Rio - Gustavo Borges, o melhor nadador brasileiro da história, chegou domingo muito confiante a Belém, capital paraense, para a disputa do 36 Campeonato Sul-Americano Absoluto de Desportos Aquáticos, de quarta a domingo.
"Vim para nadar seis provas (50m, 100m, 200m, 4x100m livre, 4x200m livre e 4x100m medley) e espero ir bem. Aliás, não acredito numa surpresa. Deve dar Brasil", disse Gustavo, que já esteve na cidade uma vez para uma apresentação.
Ele fez questão de elogiar a capital paraense. "Já estive aqui uma vez e adorei a cidade, que é bonita, e o povo, muito hospitaleiro. Me apresentei na piscina, que acredito seja a da competição (ESEF), e que já soube, foi reformada para o campeonato. O problema daqui é o forte calor, mas isto é para todos", disse.
"Ter experiência no local de competir sempre é bom, pois já se está acostumado com a piscina, blocos de partida etc.", concluiu.
O Sul-Americano servirá como um treinamento para o 6 Campeonato Mundial de Natação em piscina curta (25 metros), a ser realizado na 1 semana de abril, em Moscou, capital da Rússia.
Nesta terça será realizada a cerimônia de abertura do torneio, com o desfile de todas as 12 Seleções participantes, na Estação das
Docas: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador, Suriname, Bolívia, Chile, e a convidada Aruba.