Tóquio - Os organizadores da Copa de 2002 lançaram nesta quinta-feira em Tóquio, o guia oficial da competição. Os chefões do Mundial, na hora de falar dos brasileiros, preferiram não fazer apostas arriscadas como Ronaldo e Romário e colocaram como destaques nacionais Roberto Carlos, Rivaldo e Cafu. O manual será vendido a partir de sexta-feira na Coréia e Japão e depois traduzido para vinte idiomas
O livro de 238 páginas, valendo 1.500 ienes (onze dólares), traz informações minuciosas das 32 seleções, detalha as características de 572 jogadores, destaca os melhores em suas posições, apresenta as sedes e várias entrevistas exclusivas realizadas com os craques.
Como informação sobressalente, o guia possui entrevistas exclusivas com o francês Zinedine Zidane, com o italiano Alessandro del Piero e com o japonês Hidetoshi Nakata.
Os técnicos da Coréia do Sul e do Japão, o holandês Guus Hiddink e o francês Philippe Troussier, comentam no guia o nível do futebol nesses dois países e a evolução deste esporte na Ásia.
Também foram selecionados os melhores jogadores em suas posições, onde há uma presença destacada de jogadores latino-americanos e hispânicos.
Entre os atacantes aparecem o argentino Claudio López, seu compatriota Hernán Crespo e o espanhol Raúl González, que são acompanhados pelo italiano Vieri, o francês Thierry Henry e o camaronês Samuel Etoo.
Entre os meio-campos mais destacados estão os portugueses Luis Figo e Rui Costa, o espanhol Josep Guardiola, o francês Zidane, o argentino Verón e o atacante brasileiro Rivaldo.
Na lateral estão Cafu e Roberto Carlos, o argentino Walter Samuel e o português Fernando Couto, além das estrelas francesas Thuram e Desailly.
Entre os goleiros escolhidos estão o paraguaio Chilavert, o espanhol Cañizares, o japonês Kawaguchi, o alemão Oliver Kahn, e os italianos Toldo e Buffon.
O guia foi publicado pela editora japonesa Kodansha, que negociará a venda dos direitos do livro com outros países, cuja tiragem inicial no Japão e na Coréia do Sul é de 400.000 exemplares em cada país.