Londres - Marcel Desailly, o capitão do Chelsea, criticou "a cultura do álcool" que há no futebol britânico.
O jogador francês, de 33 anos, afirmou em declarações publicadas nesta quinta-feira, no jornal "The Sun" que "o problema de alguns ingleses é que bebem em excesso, de uma maneira sistemática, até que finalmente conseguem embriagar-se".
Ele lembrou como o álcool chega a ser um verdadeiro problema contra o qual a equipe londrina da Primeira Divisão teve que batalhar há agora.
"No Chelsea isso chegou a ficar fora de controle e se tornou um assunto sério", comentou Desailly, que publicou na França um livro sobre o tema intitulado "Capitaine".
"Lembro, em particular, uma vitória contra o Galatasaray na Turquia, onde as garrafas terminaram rodando pelas filas das poltronas e na parte traseira do avião", disse Desailly.
Naquele episódio, o jogador narrou como "dois ou três jogadores passaram dos limites. Alguém começou a cantar e a zombar do treinador (naquele momento, Gianluca Vialli) com termos insultantes".
No dia seguinte, Vialli impôs novas normas sobre o consumo de bebidas alcoólicas nos ônibus e nos aviões entre os jogadores de sua equipe.
Ele acrescentou que o atual técnico, o também italiano Claudio Rainieri, continua mantendo uma estrita disciplina em relação ao comportamento dos jogadores, lembrando-lhes "as responsabilidades que temos em termos de imagem".