Seul - A Coréia do Sul planeja escalar seus soldados como tradutores de emergência para ajudar os turistas durante a Copa do Mundo. Esta será a melhor forma de recrutar pessoas suficientes com conhecimentos da língua, de acordo com o comitê organizador da Coréia do Sul (Kowoc).
Algumas das cidades menores entre as 10 que vão receber delegações de países durante a Copa do Mundo encontraram dificuldades em recrutar intérpretes para ajudar jogadores e torcedores de línguas menos comuns. Mesmo o inglês, com sua crescente popularidade, não é falado tão amplamente no país.
O Kowoc disse que o Exército, Marinha e Aeronáutica concordaram em fornecer tradutores e ajudar na cerimônia de abertura da Copa do Mundo, que será em Seul, dia 31 de maio.
"Nós esperamos o apoio dos soldados coreanos, que será de grande ajuda para o sucesso da Copa do Mundo", disse o comitê em uma declaração.
Muitos soldados falam inglês, pois trabalharam ao lado de tropas norte-americanas sediadas na Coréia do Sul. Outros treinaram em academias do exterior ou simplesmente estudaram uma língua estrangeira antes de se juntar às Forças Armadas.
O Exército vai destacar 2.410 homens para o serviço, no total. As Forças Armadas já estão envolvidas na segurança do evento e realizaram vários treinamentos em táticas antiterrorismo.