Gol no final tira Palmeiras da liderança e salva a Ponte
Domingo, 14 Abril de 2002, 18h14 Atualizada: Domingo, 14 Abril de 2002, 18h59
Rio - Palmeiras e Ponte Preta se enfrentaram neste domingo pela última rodada de classificação do Torneio Rio-SP, em Campinas. E o time de Vadão saiu vitorioso apesar do sofrimento. Com gols de Washington e Orlando, a Ponte Preta derrotou o time de Luxemburgo de virada, por 2 a 1, e fugiu do rebaixamento. O Palmeiras, que marcou com Leonardo, perdeu a liderança para o Corinthians e agora enfrenta o São Paulo nas semifinais.
O time de Luxemburgo, já classificado e há dez jogos invicto, precisava de um empate para garantir a liderança do torneio. Já a Ponte precisava de uma vitória para fugir do rebaixamento. Para manter o suspense, o jogo começou com 15 minutos de atraso e o primeiro tempo de jogo foi morno. A Ponte Preta começou no ataque, mas não levava muito perigo ao gol de Marcos. Do outro lado, Luxemburgo comandava um time que estava mais preocupado em conter os jogadores campineiros que marcar gols.
Aos 6 minutos, em boa descida da Ponte, Mineiro fez fila e driblou a zaga palmeirense. Paulo Assunção derrubou o jogador na área e o juiz marcou pênalti. Ao mesmo tempo, no Rio, Dodô tem a chance de marcar para o Botafogo, resultado que rebaixa o Guarani. O atacante carioca marcou, mas Washington não fez sua parte e chutou no meio do gol, desperdiçando a chance de marcar.
Depois do lance, o time do Parque Antarctica passou a ter mais posse de bola e a tocar no meio-campo. Mesmo sem forçar muito, aos 21 minutos, em cobrança de escanteio, o goleiro Alexandre Negri defendeu a bola parcialmente e o zagueiro Leonardo chutou para marcar para o Palmeiras.
Apesar de precisar da vitória, a Macaca não aparecia para o jogo e talvez sentisse a pressão. Perdia bolas fáceis e errava muito as finalizações.
Para o segundo tempo, apenas o Palmeiras fez alteração. A Ponte, com o mesmo time, voltou com mais disposição porém ainda perdia muitas chances de gol. Aos 8 minutos, Washington teve chance de marcar em cobrança de falta, mas chutou por cima do gol. No entanto o atacante ainda deixaria sua marca no jogo. Aos 19 minutos, Washington recebeu dentro da área e acertou um voleio para empatar a partida.
A torcida se animou com o gol e o time tentava corresponder em campo. Muitas foram as tentativas de desempatar e o desespero começava a tomar conta do time de Vadão. Mas o gol de desempate ainda estava por vir. Aos 41 minutos, Orlando, que entrara no jogo há pouco tempo, ficou com o rebote de Taddei e bateu no canto esquerdo do goleiro Marcos. Gol salvador que fez explodir a torcida da Macaca, tirou a Ponte do rebaixamento e ainda deixou o Guarani fora da disputa do Rio-São Paulo do ano que vem.
Com a vitória, a Ponte Preta chegou aos 20 pontos na classificação geral. O Palmeiras, que entrou em campo apenas para defender sua liderança, termina a primeira fase com 31 pontos, na segunda posição e agora enfrenta o São Paulo, que ficou em terceiro lugar, nas semifinais do Torneio Rio-SP.
Untitled Document
Ponte
Preta
2
X
1
Palmeiras
Local
Estádio Moisés Lucarelli, Campinas,
SP
Juiz
Anselmo da Costa (SP)
Público
e Renda
não divulgados
Gols
Washington, aos 64'; Orlando,
aos 86' (PON) Leonardo, aos 21' (PAL)
Cartão
Amarelo
Roberto, Alex Oliveira,
Caíco (PON) Paulo Assunção (PAL)
Cartão
Vermelho
não houve
Ponte Preta
Alexandre Negri, Luís Carlos,
Ronaldão (Orlando, aos 76') e Alex Oliveira; Carlos Alexandre (Anderson,
aos 83'), Roberto (Lucas, aos 60'), Mineiro, Caíco e Elivélton; Humberto
e Washington - Técnico: Oswaldo Alvarez
Palmeiras
Marcos, Taddei, Leonardo, Alexandre
(Fernando, aos 54') e Adalto; Paulo Assunção (Juninho, aos 46'), Galeano,
Magrão e Alex; Itamar (Muñoz, aos 57') e Christian - Técnico: Vanderlei
Luxemburgo