Santiago - Quase 40 anos depois, foi encontrada no porto chileno de Valparaiso, nesta sexta-feira, a camisa com que Pelé conquistou o bicampeonato da Taça Brasil pelo Santos em 1962, mesmo ano em que o Brasil foi bicampeão mundial no mesmo Chile.
Um modesto clube de um bairro pobre na serra de Valparaiso chamado Deportivo Monjas guardou como um tesouro um pedaço da história do maior jogador de futebol de todos os tempos, mas agora decidiu vender a relíquia para arrecadar alguns milhares de dólares.
"Estamos vendendo a camisa porque queremos uma nova estrutura para nossa sede, já que os tempos estão difíceis. Somos um clube de bairro e custa às vezes arrecadar recursos para fazer qualquer coisa", disse à imprensa Ismael Valenzuela, presidente do Deportivo Monjas.
O clube chileno espera obter entre 40.000 e 50.000 dólares pela camisa, que atualmente enfeita a sede central do clube amador, tal como foi recebida das mãos do Rei.
Dirigentes da equipe explicaram que o presente mítico foi doado em 1963 pelo chileno Andrés Homero Guillermo Porfirio Urrejola Molina, sócio do Monjas que vive em São Paulo.
"Já entrevistaram Urrejola no Brasil e ele confirmou que a camisa é verdadeira", respondeu Valenzuela aos incrédulos que duvidam da autenticidade do valioso bem.
Urrejola, de 61 anos, recordou que atravessou a pista de atletismo do estádio do Pacaembu em São Paulo e seguiu Pelé até os vestiários, onde enfim pode abordar o camisa 10 e implorar pela jóia.
"Ele tirava a camisa, pois havia outros interessados. Aí terminou de tirá-la, pegou ela na mão e a entregou para mim. Aí os jornalistas começaram a tirar fotografias", disse Urrejola em entrevista a uma emissora de televisão chilena.
A relíquia não está em perfeitas condições, é bem verdade, mas isso pode até adicionar ainda mais valor à camisa que, segundo os responsáveis por ela, nunca foi lavada desde que usada pela última vez por Pelé.
O site DeRemate.com, empresa de Internet especializada em comércio eletrônico na América Latina, será a responsável pelo leilão da camisa, que receberá lances entre 19 de abril e 4 de maio.