São Paulo - Logo após o primeiro confronto entre Palmeiras e São Paulo, pelo Torneio Rio-São Paulo, jogadores das duas equipes deram declarações pregando que fosse evitada qualquer tipo de polêmica ou provocação ao adversário.
O clima do clássico parece que seria ameno até o lateral são-paulino Belletti dar com a língua nos dentes. O jogador são-paulino elogiou a habilidade do palmeirense Arce na bola parada, mas afirmou que não o considera como legítimo lateral-direito.
“Eu nunca vi o Arce fazer uma jogada individual sobre o lateral adversário e cruzar da linha de fundo. Para mim isso não é lateral”, disparou.
Belletti deu esta declaração antes de saber que enfrentaria o Palmeiras nas semifinais do Rio-São Paulo.
Confira abaixo trecho da entrevista de Belletti.
Você fica treinando cruzamentos, por exemplo, que é um fundamento da sua posição, para tentar decidir um jogo?
“Todo mundo antigamente falava: pô, o Belletti não sabe cruzar, precisa treinar mais. Ninguém sabe como melhorou o meu cruzamento, ninguém nunca falou a respeito disso. Às vezes, eu acerto três e erro um, os caras já falam. Eu gosto de acertar cruzamento, é uma coisa prazerosa, é a minha função. A minha forma de cruzar, por exemplo, é diferente da do Arce. Ele tem suas qualidades, mais de bater melhor na bola.
Por que é que todo mundo fala dos cruzamentos do Arce?
“Porque é bola parada. O Adriano bate tão bem quanto o Arce. O Lúcio Flávio também. É que o Arce bate todas, dos dois lados, de escanteio. Eu nunca vi o Arce fazer uma jogada individual sobre o lateral adversário e cruzar da linha de fundo. Para mim isso não é lateral. Lateral é que nem eu faço, vou para cima mesmo, tento a jogada, dou um tapa no fundo, faço o cruzamento, que é a forma mais difícil de cruzar. O melhor que cruza assim é o Serginho, com a bola em movimento, principalmente em velocidade. O Souza mete muito a bola na linha de fundo para eu chegar cruzando de primeira.
Cara, isso é difícil pra caramba. Eu que sei, lateral que sabe. É uma coisa que o Arce já não faz. Ele prefere receber a bola no meio de campo, dar uns três, quatro passos, e cruzar. E é uma jogada muito treinada. É a melhor coisa que ele tem e está entre os melhores jogadores do mundo com relação a isso. Mas não é lateral para mim.
É tipo um meia, muito inteligente com a bola no pé, mas para mim lateral é ir para o fundo, tentar a jogada individual, eu nunca vi. Ele marca muito bem, com a bola no pé é muito bom, mas, para mim, lateral é outra coisa.
Arce se defende, mas foge da polêmica com Belletti