Dicas para escolher um DVD
Claudio Alegría/Terra Chile
O DVD ("Digital Versatile Disc") é um disco com o mesmo aspecto de um CD, mas que pode armazenar entre 7 e 14 vezes mais informação. Os discos DVD podem conter filmes, músicas, aplicações multimídia ou programas interativos.
O DVD proporciona uma qualidade de imagem de um realismo incrível e um som de alta fidelidade excelente, sem falar das possibilidades em ambientes multimídia interativos.
Este suporte de dados nasceu da necessidade de transformar para o formato digital as películas de vídeo. Depois do sucesso do CD na música, das câmeras digitais na fotografia e das comunicações via satélite, era preciso algo que melhorasse o formato VHS.
A solução chegou em 1995 e o novo formato empregava também o CD como suporte, mas com algumas diferenças. Em primeiro lugar, as perfurações do CD tiveram seu tamanho reduzido para poder armazenar mais dados no mesmo espaço. Em segundo lugar, se aumentou ligeiramente a espessura do disco para colocar duas camadas de perfurações em cada face. Isto implica que a capacidade de armazenamento de um CD é aumentada até 25 vezes em um DVD. Mas nem todos os DVDs têm duas camadas e duas faces, depende de sua capacidade.
Graças ao espaço disponível, se conseguiu uma alta definição, algo que até então não era possível: gravar os filmes diretamente em formato panorâmico ou wide screen. Se o DVD estiver conectado a uma televisão deste tipo, a imagem se adapta a toda a tela. Nos televisores padrão, os filmes aparecem com as típicas tarjas negras, ou cortados nos dois lados.
|