Dicas para comprar uma impressora
Claudio Alegria, Terra Chile
As impressoras são um complemento imprescindível em qualquer equipamento de informática. Hoje se encontram três tipos de impressoras: matriciais (em extinção), jato de tinta (as mais usadas) e laser.
A escolha da impressora dependerá do uso que se vá dar (impressão de textos, desenhos, fotos, gráficos, etc.) e da exigência de qualidade por parte do usuário.
Há cerca de dois anos, as impressoras jato de tinta tomaram conta do mercado doméstico. A popularização da fotografia digital, a troca de imagens pela Internet e, principalmente, seu baixo custo fizeram com que esse equipamento seja quase imprescindível quando se tem um computador. Assim, as impressoras jato de tinta são uma boa opção para aqueles que desejam obter um equipamento a preço razoável e com qualidade satisfatória, ainda que não profissional.
Jato de tinta
São as mais populares por sua relação custo benefício. Funcionam jogando pequenos jatos de tinta sobre a superfície do papel, e a qualidade da impressão depende do tamanho do ponto de tinta com que a impressora trabalha: quanto menor o ponto, maior a qualidade. A velocidade depende do número de injetores para cada cor. Existem impressoras jato de tinta de qualidade fotográfica. Estas obtêm um resultado mais perfeito porque das quatro cores convencionais - azul, vermelho, amarelo e preto - estas impressoras têm dois injetores de azul e dois de vermelho e um para cada uma das outras duas cores. O principal inconveniente das jato de tinta é que sua manutenção é cara, principalmente por causa do preço dos cartuchos de tinta.
Laser
Funcionam como fotocopiadoras, utilizando um pó fino chamado tonner, estimulado por meio do laser para formar as imagens ou caracteres que são fixados no papel pelo calor e pela pressão. A qualidade é muito superior à da jato de tinta, ainda que na maioria dos casos só imprimam em branco e preto. Existem também impressoras laser coloridas, claro, mas são pouco acessíveis ao usuário doméstico por serem muito caras.
Definição
Quanto à resolução, as impressoras laser superam as jato de tinta, inclusive aquelas que possuem maior definição, porque a tinta tende a se espalhar quando chega ao papel.
Para quem deseja imprimir um trabalho colorido, a escolha óbvia e mais econômico é a jato de tinta. Com o modelo adequado, se pode contar com uma mescla aceitável de texto, imagens de alta qualidade e apresentação com aparência fotográfica.
Um dos problemas mais comuns ocorre com as impressoras econômicas. Quando quer imprimir páginas coloridas e em branco e preto, o usuário fica obrigado a trocar os cartuchos de tinta. Por isso, é aconselhável gastar um pouco mais e comprar uma que opere com vários cartuchos de diferentes cores ao mesmo tempo. Aliás, é importante prestar atenção ao preço dos cartuchos.
Nos modelos laser coloridos, é recomendável levar em consideração a memória: quanto maior ela for, mais rápida e precisa será a impressão.
Confira agora outros dados para considerar na hora de escolher uma impressora.
|