O software
Claudio Alegría/Terra Chile
Para escanear textos e passá-los ao formato Word, por exemplo, é indispensável um software do tipo OCR (reconhecimento de caracteres) e, para as imagens, um programa de edição. Os fabricantes incluem um driver que permite ao computador reconhecer a presença do scanner.
Uma regra a seguir é buscar um software que seja o mais potente possível. Quanto mais softwares e acessórios estiverem incluídos no scanner, melhor. Mas também será mais caro, por isso se torna tão importante analisar que programas serão necessários.
Os programas podem incluir as seguintes opções:
OCR - significa reconhecimento óptico de caracteres. Ao escanear um texto, este programa permite reconstruí-lo e convertê-lo em um formato texto reconhecido pelo computador, para ser corrigido, alterado ou complementado. Evita que se precise redigitar todo o texto.
Autocorreção - há programas que permitem uma conexão básica e que servem de ponto de partida pra ajustes posteriores.
Correção de tom ou de cor - é recomendável que o programa permita fazer modificações para balancear as cores e tons dominantes.
Correção seletiva da cor - permite o ajuste específico das cores para modificá-las seletivamente.
Tamanho do preview - é muito importante que a visualização da imagem antes anterior ao processo de escaneamento seja de bom tamanho, para permitir ajustes prévios e economia de tempo.
|