USABILIDADE
Colocando os pingos nos i's
"Usabilidade significa concentrar esforços para a facilidade do uso. Significa transformar a tarefa de alcançar uma meta simples, direta e o mais objetiva possÃvel. Ela significa criar um sistema transparente que seja fácil de entender e operar instantaneamente. Usabilidade é pensar no usuário no inÃcio, no fim e sempre".
Esta definição de Chris McGregor, autor de Developing User-friendly Macromedia Flash Content, insiste em três palavras-chave que são a razão da existência da usabilidade: simplicidade, facilidade e usuário.
Todos sabem que um produto é criado para ser usado por alguém. Se esse alguém não sabe como usá-lo não há razão em criar tal produto. Uma maneira lógica de garantir que ele seja consumido pelas pessoas é projetá-lo de forma simples e fácil. Desta forma, qualquer internauta, do iniciante até o mais avançado, conseguirá realizar as tarefas para qual o objeto foi desenhado.
A mesma coisa deveria acontecer na internet, cada site tentando ser o mais útil possÃvel dentro da sua especialidade. O exemplo mais comum é o buscador Google. Ele consegue ser o mais prático e simples possÃvel na sua função de buscar. Não é à toa que ele é o quinto site mais acessado do mundo de acordo com o instituto de pesquisa Nielsen/NetRatings. Qualquer pessoa consegue acessá-lo sem os empecilhos de textos, banners ou qualquer outro elemento que atrapalhe o internauta em utilizar a ferramenta de busca. Por essa razão, a diretriz número 1 do site é "Foco no usuário e o resto virá sozinho".
Constatar que a grande maioria da internet não pensa como os criadores do Google poder ter sido a razão para Mark Hurst, no estudo The Dotcom Survival Guide, fazer a seguinte afirmação:
"A Web em 1994, utilizada principalmente por experts da informática, era simples e rápida, possuindo apenas texto e imagens. Hoje, com uma base de consumidores formada por novos usuários, a rede oferece uma sopa complicada de frames, Java, cookies, plug-ins, banners, bookmarks, servidores seguros e streaming media. Realmente há uma diferença entre o que a Internet oferece e o que o consumidor deseja. O consumidor quer simplicidade, mas a Web oferece complexidade. Consumidores querem serviços, mas a Web oferece tecnologia. Consumidores querem atingir seus objetivos e a Web oferece empecilhos".
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