USABILIDADE
Ãreas de atuação
Apenas a obtenção de noções sobre usabilidade e navegabilidade já agregam um grande diferencial em uma carreira como profissional da Web. Com esses conhecimentos, você deixa de ser um fazedor de texto ou de layouts para se tornar um profissional que pensa o meio em que trabalha.
Os diretores das principais agências e produtoras já estão assumindo seus postos com essa mentalidade. Agora o mercado está deixando de valorizar os micreiros e buscando cada vez mais profissionais de usabilidade para montar seus times. Conseqüentemente, vários profissionais querem entrar nesse novo ramo da Internet.
Com tantos caminhos se abrindo, o profissional de usabilidade pode atuar em três principais frentes:
- Consultoria - Ajudando empresas que perceberam que seus atuais projetos web não estão satisfazendo seu público-alvo. Neste caso, a diretoria mostra qual é a situação atual e sua missão será elaborar um relatório avaliando o que está de errado e apontando as possÃveis soluções. Em alguns casos, cujos problemas não possam ser apontados apenas por meio de análise, o consultor de usabilidade também é responsável por conduzir testes de navegação com usuários reais. Atualmente, esta é a principal área de atuação dos profissionais de usabilidade norte-americanos.
- Ensino - Agora que estamos no inÃcio do boom da usabilidade nacional, certamente a procura por formação nessa área crescerá exponencialmente, assim como aconteceu com a explosão dos webdesigners. As escolas e universidades já pensam em incluir essa disciplina em seus currÃculos, no entanto ainda é muito escasso o número de docentes capacitados para essa atividade. Por isso, as pessoas quem têm gosto e habilidade pela usabilidade, devem ir se auto-aperfeiçoando por meio de muito estudo e leitura, pois, a qualquer instante uma escola pode bater na sua porta atrás de professores de usabilidade.
- Produção - Você também pode atuar na linha de frente do front. Ao invés de ser um professor ou consultor, os profissionais podem querer usar essas habilidades em seus empregos atuais. Daà a usabilidade não tem preconceito, qualquer funcionário em qualquer fase de um projeto web pode começar a pensar no usuário durante trabalho cotidiano. Desde o designer júnior, até o CEO da empresa, todos podem fazer sua parte com um pouco mais de usabilidade e, com isso, tornar o resultado final do trabalho em equipe – na maior parte das vezes um site – num produto útil e fácil de usar por qualquer pessoa.
Em qualquer uma das funções citadas acima, você precisará de muito conhecimento prévio e muita observação, já que o material sobre o assunto ainda é muito disperso. Portanto, leia, leia e leia o que cair na sua mão sobre usabilidade e afins. Só assim você poderá garantir a felicidade dos milhões de internautas do mundo.
- InÃcio
- Colocando os pingos nos i's
- Organização, design e conteúdo
- Preparando a matriz do site
- Embalando o produto
- Fechando o pacote
- Ãreas de atuação
- Bibliografia e sites recomendados
Volta para a capa | Volta para Especial
|