USABILIDADE
Fechando o pacote
De nada adianta um belo design, um ótimo conteúdo se o site é todo bagunçado. Para isso existe o arquiteto da informação, parte fundamental de um plano de usabilidade bem sucedido. É ele o responsável por pegar a mistura design e conteúdo e torná-la acessÃvel ao usuário, muitas vezes leigo em informática.
Podemos relacionar essa função ao trabalho de um bibliotecário, ele recebe um material totalmente desordenado e divide em categorias comuns a todos de modo que qualquer pessoa possa localizar o livro que procurar de maneira fácil e rápida.
Na Web acontece o mesmo, o arquiteto de informação é responsável por pegar o conteúdo e junto com o designer desenvolver a forma como ele será apresentado e classificado. Ele define a ordem de aparição dos elementos, o que fica na homepage principal e nas intermediárias, por exemplo.
Para isso, o profissional usa a classificação conhecida como LATCH, sigla criada por Richard S. Wurman. Esta é a sigla para Local, Alfabeto, Tempo, Categoria e Hierarquia. Não importa a forma como você organiza seu site, no final sempre se cai em uma destas cinco categorias (ou em uma mistura delas).
É nesta hora que deve acontecer a sinergia da equipe Web, pois todo o trabalho do jornalista e do designer pode ser destruÃdo por uma má distribuição dos elementos, tornando-os impossÃveis de serem localizados. Dessa forma, o internauta acaba desistindo do seu site e parte para um concorrente onde possa achar o que procura mais rapidamente.
Tendo em mente estes princÃpios iniciais das três etapas que compõem um plano de usabilidade eficaz, você já terá conhecimentos suficientes para iniciar seus estudos na área e, com o tempo, estar pronto para adentrar o mercado de trabalho.
- InÃcio
- Colocando os pingos nos i's
- Organização, design e conteúdo
- Preparando a matriz do site
- Embalando o produto
- Fechando o pacote
- Ãreas de atuação
- Bibliografia e sites recomendados
Volta para a capa | Volta para Especial
|