USABILIDADE
Embalando o produto
Com o conteúdo pronto, vamos partir para a segunda fase de um site voltado ao usuário. Agora teremos que preparar a “embalagem†dele e, para isso, contaremos com a ajuda do designer, junto com mais uma guerra. Como já foi dito acima, a parte principal da grande maioria dos sites é o conteúdo. Portanto, o design na web serve apenas como suporte para esse conteúdo ser exibido de forma que o usuário final o absorva. Salvo casos de portfólios artÃsticos ou sites com fins de experimentação, nessas situações pode acontecer do design ser a peça chave da página, e não o texto.
Os designers costumam brigar, mas todo os espaço visual de uma página deve converter ao seu conteúdo. Por isso, quando começar a desenhar os layouts do seu próximo site, reserve, pelo menos, 70% da área da tela para conteúdo. A criatividade do designer deve ser aplicada de modo que não atrapalhe certos padrões da rede.
No caso dos menus, tornou-se convenção a localização à esquerda da tela. Ao invés de querer reinventar a roda, a preocupação deveria ser como tornar esse menu mais atraente e não em deixar ele no meio apenas para ficar diferente. Isso é exatamente o que acontece no design tradicional. Existe centenas e centenas de modelos de cadeira, mas todas mantêm os traços básicos que caracterizam uma cadeira. O mesmo deveria acontecer no design para a Web.
E falando em design, caÃmos numa sub-briga da luta design vs. usabilidade: o uso de Flash. Enquanto toda a equipe de arte de um site ama utilizar Flash, os especialistas de usabilidade têm aversão ao programa. Mas o problema não é o Flash, e sim o que fazem dele.
A ferramenta de animação da Macromedia deve auxiliar o entendimento da página, ao invés de utilizá-la em animações desnecessárias que não agregam nada aos objetivos do internauta. Além disso, os usuários ainda não aprenderam a utilizar com desenvoltura a ferramenta de impressão da última versão do plug-in, isso acarreta sérios problemas ao conteúdo exibido nos movies .SWF. O expert em usabiliade Jakob Nielsen dedicou uma edição da sua coluna Alert Box inteiramente à discussão de como fazer o bom uso do Flash.
Caso alguém continue a achar que tudo isso é invenção de guru da internet, então é bom dar uma olhadinha no site feito pela própria Macromedia para tentar pôr ordem ao caos que os desenvolvedores deram à sua ferramenta. É um endereço com artigos, links, estudos de caso, espaço para discussões etc., tudo sobre como aplicar a usabilidade em projetos que envolvem Flash.
Assim como na etapa do conteúdo, a fase do design também tem sua recomendação básica: a simplicidade. Procure desenvolver layouts que privilegiem as informações oferecidas pelo site aos seus usuários, de modo que um complemente o outro. Lembre-se, simplifique o que puder ser simplificado, já que, para a usabilidade, elementos de página que não têm razão de ser, não devem existir.
Conteúdo embalado pelo design, agora chegou a hora de organizar toda esse produto dentro do site de uma maneira que possa ser encontrado facilmente pelas pessoas.
- InÃcio
- Colocando os pingos nos i's
- Organização, design e conteúdo
- Preparando a matriz do site
- Embalando o produto
- Fechando o pacote
- Ãreas de atuação
- Bibliografia e sites recomendados
Volta para a capa | Volta para Especial
|