Terra

Leia o texto a seguir para responder às questões de 1 a 9:

Estádios ou casas

Quando o Brasil estiver sediando a Copa do Mundo
de 2014 e as Olimpíadas de 2016, ninguém mais lembrará a tragédia do Morro do Bumba de Niterói. No Brasil, há uma profusão considerável de tragédias e as calamidades recentes arquivam as antigas, ainda mais quando os óbitos acontecem nas periferias das grandes cidades, envolvendo brasileiros com sobrenomes sem peso social.

Com os tradicionais atrasos e os intermináveis desvios de verbas públicas, ninguém duvida de que o Mineirão, o Beira Rio, o Maracanã, o Morumbi e todos os estádios da Copa estarão reluzentes daqui a quatro anos. As burras do poder público serão escancaradas para que clubes mal administrados, que pagam fortunas para alguns pernas de pau, encham seus cofres, mesmo que devam fábulas para a Previdência Social. O dinheiro sairá da caixa do povo através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Não vai haver oposição. No país do futebol, pentacampeão do mundo, não há nada mais importante que uma Copa e, quem sabe, a conquista de mais um mundial para estufar o peito do orgulho nacional. Ninguém, em sã consciência, ousa levantar sua voz contra a paixão nacional e a realização da Copa do Mundo no Brasil. Pregaria no deserto, já que os compromissos estão assumidos e, de sul a norte, os estádios estarão um brinco: salas vips com ar condicionado, excelentes acomodações para a imprensa internacional, estacionamento, shopping center, elevadores, campo com grama impecável e até cobertura para os dias de chuva.

Mas e o dinheiro que nunca sobra para remover os favelados com a construção de moradias dignas? Como impressionaremos os visitantes com milhares de favelas penduradas nas encostas dos morros ameaçando despencar ladeira abaixo? Bem, nossos hábeis governantes, que se revezam no poder com a incapacidade para resolver o problema das favelas em áreas de risco, certamente driblarão esse entrave. Removerão alguns miseráveis para bem longe dos estádios, desviarão rotas e plastificarão as favelas. Com algumas soluções cosméticas, essas moradias precárias parecerão algo meio exótico, capaz de servir de cenário para gravação de um clip de algum pop star, tal como fez o saudoso Michael Jackson, no Morro de Santa Marta, em Botafogo.

Até o dia em que nossos craques entrarão em campo, na Copa do Mundo do Brasil, a dor da tragédia dos mortos do Morro do Bumba já ________ definitivamente soterrada na memória nacional. O holocausto fluminense sintetiza o verdadeiro descalabro do processo de urbanização das favelas brasileiras, mesmo que no Brasil ________ inúmeros programas e siglas com nomes pomposos que _________ mais marketing do que resultados. Para os defuntos do Morro do Bumba, o “PAC”, o “Minha Casa Minha Vida”, o Fundo Pró-Habitação e outras tantas siglas inócuas serão, para sempre, letras mortas, mas as famílias dos soterrados pela lama jamais esquecerão as imagens dos corpos revirados por máquinas no meio do lixo. A vergonha e a humilhação nacional sucumbiram junto com o deslizamento daquele morro. Será que, algum dia, casas terão prioridade sobre a reforma de estádios? Por ventura, tapar buracos nas ruas será mais importante do que uma pista de corrida? Sem mudar de assunto,(...) Faltam menos de dois meses para o início da próxima Copa.

PINHEIRO, Murilo. Estádios ou casas. Revide<.
Ribeirão Preto, edição 501, n. 15, p. 8, 16 abr. de 2010.