39Leia o fragmento a seguir da letra da música Deixa pra lá, de Cartola, e responda à questão que segue:
Se teu amor falou que não vai mais voltar: Deixa pra lá
Se você ficou em último lugar: Deixa pra lá
Se tudo começou na hora de acabar: Deixa pra lá
Se você não passou neste vestibular: Deixa pra lá
Deixa, que esta vida um dia muda, você tem que se assumir
E se o próprio amigo o acusa, você deve resistir.
Se não tem viola pra lhe acompanhar: Deixa pra lá
Se nesse ano a escola não vai desfilar: Deixa pra lá
Se você pediu tanto e ninguém quis lhe dar: Deixa pra lá
Se também fez um canto pra ninguém gostar: Deixa pra lá
Deixa, que essa fase é passageira, amanhã será melhor
E você vai ver que a cidade inteira seu samba sabe de cor
Se você quer seresta e já não tem luar: Deixa pra lá
Se você foi à festa e não pôde dançar: Deixa pra lá
Se a sua companheira já não quer lhe dar: Deixa pra lá
Aquele amor antigo que só faz vibrar: Deixa pra lá
(...)
CARTOLA. Disponível em: https://letras.terra.com.br/
Cartola/1632872/.Acesso em 21 jul. 2010.
Para que um determinado texto tenha coerência interna, é preciso que haja uniformidade de tratamento, considerando-se as pessoas gramaticais presentes na frase. De posse dessa informação, leia as frases a seguir:
I. “Se teu amor falou que não vai mais voltar: Deixa pra lá”
II. “Se você ficou em último lugar: Deixa pra lá”
III. “E você vai ver que a cidade inteira seu samba sabe de cor”
Há uniformidade de tratamento nos versos:
a) I e II.
b) II e III.
c) I e III.
d) I, apenas.
e) II, apenas.
40Leia a estrofe a seguir e responda à questão:
O amor bate na porta
o amor bate na aorta,
fui abrir e me constipei.
Cardíaco e melancólico,
o amor ronca na horta
entre pés de laranjeira
entre uvas meio verdes
e desejos já maduros.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa.
Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2007.
Tendo em vista os recursos estilísticos da poesia de Carlos Drummond de Andrade, presentes na estrofe apresentada, pode-se afirmar que:
a) há idealização da vida campestre.
b) a poesia é de cunho socialista.
c) usa a repetição como processo rítmico.
d) resgata a retórica parnasiana.
e) retoma o amor idealizado romântico.