NotíciasEspeciais6 meses dos atentados

Capa
Homenagens
Os atentados
Imagens
Animações
Vídeos
As mudanças nos EUA
Relações Internacionais
Terrorismo integra a linguagem do mundo
EUA em Guerra
Os combates no Afeganistão
Invertia
Economia dos EUA mostra que deu a volta por cima
Insólito
Algumas vítimas voltaram ao noticiário depois dos atentados
 
Nova York lembra os atentados com memoriais temporários

Segunda-feira, 11 de março de 2002

AP
Esfera encontrada nos escombros
fará parte das homenagens
Nova York lembra o aniversário de seis meses passados dos atentados de 11 de setembro com dois tributos temporários. Duas gigantescas torres de luz, visíveis a quilômetros de distância, e uma escultura retirada dos escombros do World Trade Center serão as principais atrações do memorial as vítimas.

A necessidade de não interferir nos trabalhos de busca fez com que a homenagem seja feita longe do local da tragédia. O Tributo de Luz, gerado por 88 holofotes, ficará em um terreno próximo ao rio Hudson, enquanto A Esfera, escultura de Fritz Koenig, será exposta no Battery Park, uma área verde ao sul de Manhattan.

Seis artistas e arquitetos colaboraram com o projeto. Gustavo Bonevardi, um dos arquitetos, disse ao jornal The Washington Post que teve a idéia um dia depois dos atentados, quando tinha esperança de que muitos sobreviventes fossem encontrados. "O projeto é visto como um tributo a Nova York, aos que trabalharam nos resgates e ao espírito da cidade", afirmou.

O jornal USA Today informa que os idealizadores do Tributo de Luz enfrentam alguns problemas para colocá-lo em prática. O primeiro foi com o nome original, Torres de Luz, rejeitado por parentes das vítimas por "homenagear mais a construção do que as 2,8 mil vidas que se perderam no desastre".

Outro obstáculo ainda está por vir. A dependência da luminosidade do céu pode atrapalhar a definição dos gigantescos feixes de luz. Quando a noite estiver clara, por exemplo, a luz pode não ser visível. Um nevoeiro também pode impedir a visualização das luzes. "Dependemos do ar, do vento e de uma série de coisas que não podemos controlar", concluiu Paul Marantz, um dos designers que colaboraram com o projeto.

Leia mais:
O futuro do local do World Trade Center
Torres de luz devem confortar nova-iorquinos por um mês
Fotógrafo "oficial" sugere criação de parque no terreno do WTC
Orquestra de Viena toca em Nova York pelo 11 de setembro
Casa Branca terá cerimônia de recordação
Plataforma de observação do Ground Zero continua com movimento

Redação Terra

   

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade