Celso Augusto Daniel tinha 50 anos e começou a carreira política em 1982. Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e por vários anos ajudou na construção dos planos políticos do partido. Prefeito de Santo André por três vezes, Celso Daniel foi reeleito em 2000 já no primeiro turno, com 53% dos votos.
Integrante da ala moderada do PT, o prefeito de Santo André trabalhava no plano de governo do partido para as eleições presidenciais deste ano. Além disso, era diretor-geral da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, região que abriga a cidade de Santo André.
Nascido em Santo André, em 16 de abril de 1951, Celso Daniel não deixou filhos. O prefeito era desquitado. Engenheiro formado em 1973 pela Escola de Engenharia Mauá, em São Caetano do Sul (SP), Celso Daniel seguiu carreira acadêmica e tinha mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e doutorado em Ciências Políticas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Atuou como professor nas duas universidades.