Países com potencial de armamento químico ou biológico
Domingo, 30 de setembro de 2001
Confira a lista dos países que, de acordo com especialistas, mantêm arsenais ou pesquisas sobre armas químicas ou biológicas, o maior medo dos Estados Unidos depois dos ataques de 11 de setembro:
Coréia do Norte - de acordo com o Departamento de Estado dos EUA, o país possui pelo menos capacidade para fabricar armas biológicas e químicas e já constrói mísseis de longo alcance.
Coréia do Sul - o Ministério de Defesa sul-coreano admitiu, em maio de 2000, possuir um arsenal de armas químicas para fazer frente a uma eventual ameaça militar da Coréia do Norte. O país se comprometeu a destruir os arsenais, mas não há confirmação de que isto tenha sido feito.
China - os chineses admitiram possuir fábricas de armas químicas, mas negam ter um arsenal. Também negam ter a tecnologia para produção de armas biológicas, mas os EUA acreditam que já possuam pesquisas avançadas nesta área.
Estados Unidos - os EUA afirmam não ter arsenais de armas biológicas, mas manteria pesquisas na área para fins de defesa. Já o arsenal químico é bastante vasto, sendo considerado o segundo do mundo (perdendo apenas para a Rússia), mas seria destruído até 2004.
Irã - os EUA acreditam que o Irã já possua um arsenal com armas químicas, fabricado com ajuda da Líbia.
Iraque - o Iraque já confirmou ter mísseis com armas biológicas durante a Guerra do Golfo. Com o final da guerra, comissões da ONU fiscalizaram a destruição dos arsenais químicos e biológicos do Iraque, mas hoje a fiscalização não acontece mais. Um documento secreto da ONU, divulgado pelo jornal Financial Times, informa que a organização acredita que o Iraque ainda tenha parte de seus arsenais.
Israel - os israelenses não divulgam informações sobre seus programas de armas químicas e biológicas, mas especialistas afirmam que o país tem pesquisas avançadas neste campo.
Líbia - a comunidade internacional acredita que o país mantém um arsenal de armas químicas e estaria tentando desenvolver tecnologia para fabricar armas biológicas.
Rússia - supostamente donos dos maiores arsenais de armas químicas e biológicas, os russos se comprometeram a destruir boa parte destas armas. Com o final da União Soviética, a comunidade internacional teme que parte do arsenal vá parar nas mãos de grupos terroristas.
Síria - assim como a Líbia, acredita-se que os sírios tenham um arsenal de armas químicas e estejam pesquisando na área de armas biológicas.
Taiwan - o país é suspeito de pesquisar tecnologia para armas biológicas e químicas, mas não há informações de que já tenha conseguido fabricar estas armas.
Leia mais
» Brasil está indefeso
» Como agir com uma carta suspeita
» Bioterrorismo: o inimigo invisível
» Países com potencial químico e biológico
» O correto é antraz ou antrax?
» Flash: o mapa do medo
» Flash: os sintomas
» Chat: conversas sobre antraz » Fórum: Você tem medo de antraz » IstoÉ: o bioterrorismo
Redação Terra
|