2009: uma retrospectiva para macho nenhum botar defeito

Barack Obama - foto: Getty

Janeiro

• Sai George W. Bush, o presidente americano que, para provar ao pai que era macho, arrasou dois países. Entra Barack Obama, com físico e pinta de super-heroi, que, apesar de prometer e não cumprir com a retirada das tropas do Oriente Médio e com o fechamento de Guantánamo, acabou levando um Nobel da Paz.

• Em 14 de janeiro morre Ricardo Montalbán, o Sr. Rourke da Ilha da fantasia, que merece estar aqui porque aos 62 anos de idade exibiu um peitoral - real, diga-se de passagem - de fazer inveja a rapazes de 20 no filme Jornada nas Estrelas - A Ira de Khan

• Em 15 de janeiro, numa manobra digna de Bruce Willis, o comandante Chesley "Sully" Sullenberger, de 57 anos, consegue salvar todos os passageiros e a tripulação do vôo 1549 da US Airways, pousando nas águas geladas do Rio Hudson. Para alguns ele foi apenas um sortudo. Para nós, ele foi um homem com H maiúsculo.

• Ronaldo Fenômeno é fotografado se divertindo com algumas modelos em uma boate e a imprensa cai matando em cima do jogador. Alguns meses depois ele prova que esse é o melhor tipo de concentração levando o Corinthians a se tornar campeão paulista de 2009.

• Enquanto isso, no bizarro planeta dos machos: Yusuf Evans processou em US$ 25 mil a casa de strip de Akron, Ohio, batizada de Club XTC, porque foi atingido no nariz por um sapato plataforma modelo anos 70 usado pela dançarina "Tiara" em sua performance. O mais engraçado é que ele alegou que a "artista" usava trajes impróprios, o que, na minha humilde opinião, é o que as pessoas buscam num clube de strip-tease.

Claudio R S Pucci Especial para Terra e Condutta(Arte Terra)

Terra