Johnatan, de 7 anos, causa polêmica ao cantar Vou pegar um filé com popozão
Terça, 27 de março de 2001
Se o funk fosse uma dinastia, Johnatan Costa, de sete anos, poderia ser chamado de príncipe - e agora está ameaçado de perder seu reino. Filho da "Mãe Loura do Funk" e do dono da Furacão 2000, o MC Johnatan é alvo de processos do Juizado de Menores do Rio, por cantar músicas com letras como Vou pegar um filé com popozão, Dance potranca e Esporro na escola.
No dia 20 de março, o juiz Marcel Laguna Duque Estrada, da 1ª Vara da Infância e Juventude, concedeu liminar pedida pelo Ministério Público e proibiu o MC de ir a bailes ou cantar músicas funk sem autorização. Os promotores consideram que os pais, Verônica e Rômulo Costa, incentivavam o menino a cantar músicas com expressões e palavras inadequadas a uma criança de sua idade.
Os pais de Johnatan enfrentam processo do juizado por causa do teor das músicas do filho e, de acordo com o Siro Darlan, juiz que ficou nacionalmente conhecido ao mandar tirar crianças de uma novela da Globo, correm o risco de perder a guarda do menino. Verônica e Rômulo, no entanto, não encontram problema na letra da música. "'Vou pegar um filé com popozão' é arranjar uma namorada bonita", diz Rômulo. Já Siro Darlan tem uma interpretação um pouco menos inocente: "É vou pegar 'uma mulher bunduda' e ele não tem condição de cantar uma música dessas com sete anos de idade".
"O menino chegou em casa com a música pronta", rebate a mãe, Verônica. "Se eu colocar o Johnatan para cantar 'Atirei o pau no gato', vão dizer que eu estou mandando matar os gatinhos", ironiza a Mãe Loura do Funk.
Assista ao vídeo sobre a polêmica em torno do MC
Théo Araújo
|