As gorduras são divididas em lipídios simples, compostas e derivados, de acordo com as diferenças na sua estrutura.Gorduras simples:
As gorduras simples consistem principalmente em triglicerídeos. Estes, que constituem as gorduras mais abundantes encontradas no corpo, representam a principal forma de armazenamento das gorduras (mais de 95% da gordura corporal existe na forme de triglicerídeos). São formados pelo glicerol e três moléculas de ácidos graxos. De acordo com o número de carbonos dos ácidos graxos, os triglicerídeos são classificados em:
- Triglicerídeos de cadeia curta - TCC - 4 a 6 carbonos
- Triglicerídeos de cadeia média - TCM - 8 a 12 carbonos
- Triglicerídeos de cadeia longa - TCL - mais de 12 carbonos
A maior parte dos lipídios de uma dieta normalmente consiste de TCL, que são absorvidos mais lentamente pelo organismo pois precisam passar pelo sistema linfático antes de chegar à circulação sanguínea.
Devido à rapidez com que os TCM são absorvidos e transportados para o fígado, podem ser considerados uma fonte de energia imediata. Esta propriedade favorece seu consumo pelo músculo e contribui para dar maior resistência durante o esforço físico moderado.
Gorduras Compostas:
As gorduras compostas são formadas por uma gordura neutra em combinação com outras substâncias químicas, como por exemplo:
- Fosfolipídios: ajudam a manter a integridade estrutural da célula e são importantes na coagulação sanguínea.
- Glicolipídios: atuam como receptores hormonais.
- Lipoproteínas: constituem a principal forma de transporte para a gordura no sangue.
Gorduras Derivadas:
Este grupo de gorduras inclui substâncias derivadas das gorduras simples e compostas. A mais amplamente conhecida das gorduras é o colesterol. Leia mais sobre o colesterol.