A recomendação das autoridades de saúde americanas é de que as pessoas que desejam emagrecer e manter um peso saudável sigam a pirâmide alimentar proposta pelo governo dos Estados Unidos.
De acordo com a pirâmide:
Cerca de 60% das calorias consumidas diariamente devem ter como origem os carboidratos - grãos integrais, frutas e vegetais.
Não mais de 30% calorias ingeridas por dia devem vir de gordura - dos quais até 10% devem ser gordura saturada de origem animal, que é encontrada em produtos como carne e laticínios integrais.
Alimentos ricos em proteína (carnes e ovos) devem contribuir para 15% do total de calorias.Mas é preciso dedicar atenção especial ao tamanho das porções. Por exemplo, uma porção de carne é de apenas cerca de 100 gramas, ou seja, do tamanho de um maço de cartas. Meia xícara de massa é equivalente a uma porção de carboidrato.
As autoridades americanas também recomendam que as pessoas evitem a ingestão excessiva de substitutos de gordura como o olestra, óleo artificial feito a partir de poliéster de sacarose, que é encontrado principalmente em lanches. O olestra não é absorvido pelo organismo e pode provocar problemas digestivos, lembraram os autores do estudo em artigo publicado na edição de 11 de junho da revista Circulation, da Associação Americana do Coração.
O olestra também pode prejudicar a absorção de determinados nutrientes como as vitaminas D e E. Até o momento, não está claro como esse produto interage com drogas e outros ingredientes de alimentos processados.