Até a oitava semana, as mudanças no corpo da mulher grávida são sutis: aumento da circunferência da cintura e do volume das mamas são as mais consideráveis. Ela também vai urina com mais freqüência e sente cólicas uterinas semelhantes às menstruais. Outro ponto é a instabilidade emocional, acompanhada das alterações de humor.
O obstetra Nelson Antunes Filho lista algumas mudanças que ocorrem da oitava a 12ª semana: “a mulher entra num processo de imbróglio digestivo; um mal estar gástrico que pode deixá-la um pouco deprimida. Passam as cólicas e a freqüência urinária diminui. Ela também perde um pouco da fome que sentia entre a quarta e oitava semanas”.
Com relação ao peso, nessa fase a alteração deverá ser quase nula. “Entre a quarta e a oitava semana, a grávida ganha cerca de oitocentos gramas. Já da oitava a 11ª semana, ela perde peso. Dessa forma, o balanço é negativo em trezentos gramas em relação ao primeiro mês. A mulher só deve engordar a partir do quarto mês de gestação”, calcula Dr. Nelson.
Não existem restrições às roupas para grávidas, principalmente no primeiro trimestre, quando o bebê não está numa profundidade pélvica visível. As roupas só têm de ser confortáveis.