Vida e Saúde Gravidez e Filhos
Sites relacionados
Medicinal
Plástica e Beleza
Boletim
Receba novidades de Vida e Saúde todo semana em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Gravidez e Filhos
  ABC da Gravidez: Primeiro Trimestre
Recomendações à futura mamãe

Leia mais
Introdução
Mudanças no corpo
Exames a serem feitos
Rubéola e outras doenças
Como está o feto?
Recomendações à futura mamãe
Veja também:
Fiquei grávida. E agora?
Cigarro e álcool, não
Exercícios

A mulher grávida pode estar completamente envolvida com a gravidez, mas isso nunca pode ser motivo para que ela descuide de si. Além de exercícios físicos, alimentação saudável e total abstinência de cigarro, álcool e drogas, há outros cuidados que a mulher deve tomar para chegar ao final da gravidez com a saúde e a forma em dia. O obstetra Nelson Antunes Filho faz algumas recomendações à gestante:

Tomar cerca de dois litros de água por dia. Na gravidez, a mulher precisa estar sempre hidratada. Como vai estar tomando bastante água e a bexiga vai estar sendo contraída pelo aumento do tamanho do útero, é natural que ela urine com mais freqüência. Atenção: a grávida nunca deve prender a urina porque isso facilita o desenvolvimento de uma infecção urinária, cujo risco também é aumentado devido às alterações no aparelho urinário.

Usar protetor solar com fator maior que trinta no rosto. Essa medida é para evitar que apareçam manchas na pele, comuns nessa fase devido ao cloasma gravídico; que são alterações hormonais próprias da gravidez, que facilitam a impregnação de melanina no rosto.

Hidratar a pele. Principalmente o tronco, coxas, nádegas e mama. A pele hidratada reduz o tamanho das estrias que a mulher possa vir a ter. As estrias, cujo aparecimento e tamanho dependem de predisposição genética da mulher, podem ser evitadas ou amenizadas caso a mulher não ganhe peso em excesso.

Os cuidados com o cabelo estão permitidos. Mas fique alerta: até a 12ª semana de gestação, a grávida não pode pintar o cabelo porque a amônia presente nas tinturas é absorvida e tem efeito maléfico na evolução do bebê.

Tratamento dentário. Se estiver sentindo dor de dente, a mulher pode ir ao dentista, desde que não esqueça de informá-lo que está grávida. Sabendo disso, ele vai tomar alguns cuidados usando anestésicos adequados para grávidas.

Não é recomendado que a paciente vá ao dentista resolver problemas que não são urgentes. Fazer uma revisão, por exemplo.

Tereza Melo Sousa/Especial para o Terra

volta

 » Condições de uso do canal Vida e Saúde
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade