A tuberculose é uma doença bacteriana, causada pelo bacilo M. Tuberculosis, que se instala no organismo a partir da inalação de gotículas de saliva expelida pela tosse ou espirro de um indivíduo tuberculoso. A doença é caracterizada pelo desenvolvimento de tumores granulares nos tecidos infectados, normalmente os pulmões, embora a doença possa se desenvolver em outros órgãos.
É considerado suspeito de estar com tuberculose pulmonar indivíduo com os seguintes sintomas: tosse com expectoração por quatro ou mais semanas, febre, perda de peso e apetite ou suspeito ao exame radiológico.
O quadro clínico do tuberculoso é descrito, normalmente, por comprometimento do estado geral, febre baixa vespertina com sudorese, inapetência e emagrecimento. Quando a doença atinge os pulmões, o indivíduo pode apresentar dor torácica e tosse produtiva, acompanhada ou não de escarros. A tosse produtiva é o sintoma mais freqüente.
Em cerca de 85% dos casos, a tuberculose atinge os pulmões, podendo, entretanto, se localizar em outras partes do organismo: rins, ossos e meninges, dentre outras, em função das quais se expressará clinicamente. Uma das formas mais graves é a tuberculose miliar, que apresenta grande risco de meningite. Os pulmões se apresentam difusamente ocupados por pequenas lesões. Os demais órgãos também podem ser acometidos por lesões idênticas.
Fonte: Fundação Nacional de Saúde (Funasa)