Bom dia, doutor. Eu gostaria muito que o senhor me dissesse como posso saber quando estou no período fértil. Obrigada.
Morgana, 19 anosO dia mais fértil de uma mulher - ou seja, a sua ovulação - é aquele que ocorre 14 dias antes da proxima menstruação. O 1º dia do ciclo menstrual é o 1º dia de sangramento menstrual, independente do número de dias que se menstrue. A margem de segurança é de 3 dias para mais e para menos.
Por exemplo: numa mulher que tenha ciclos regulares de 28 dias, o dia da provável ovulação é o 14º dia do ciclo menstrual (DCM). Então, o periodo fértil estaria compreendido entre o 11º DCM e o 17º DCM, o que resulta em uma semana de exposição com chances de gestação.
A secreção vaginal também fica diferente no período em que ocorre a ovulação. Desde que não exista infecção vaginal, a secreção fica mais abundante e aquosa clara. Se colocarmos esta secreção entre o indicador e o polegar, conseguiremos formar um filamento que chegará até 5-7 cm, para então romper-se. Fora do período fértil, este filamento rompe-se mais facilmente em torno de 3 cm.
A chamada curva térmica também pode ser usada para se determinar se a paciente está tendo ovulação ou não. Se a mulher tirar a temperatura de seu corpo (sob a língua, e não na axila), desde o 1º dia do ciclo menstrual e anotar os dados diariamente num gráfico, notará que: antes da ovulação a temperatura se manterá num platô, diminuirá quando ovular e, após a ovulação, permanecerá num platô térmico corporal superior a 1º. A temperatura deve ser tirada logo ao acordar, antes mesmo de sair da cama.
Porém, estas orientações do período fértil são maneiras grosseiras de avaliação. Não se deve se fixar somente nelas como método anticoncepcional (tabelinha), pois as chances de gestação são grandes. O ideal é que as mulheres que realmente não desejam gestação e estão com uma vida sexual ativa usem métodos anticoncepcinais mais eficazes como os hormonais (pílula ou injeção) ou um DIU - além da camisinha, que também evita as doenças sexualmente trasmissíveis.