Gostaria de saber o que fazer para combater a candidíase.
Kátia, 26 anos
A cândida albicans é um fungo muitas vezes presente na flora vaginal e, se for criado um meio propício ao seu desenvolvimento, ele irá se proliferar.
Como causas mais freqüentes de sua ploriferação está a pílula anticoncepcional, o diabetes, o stress, o uso de determinados medicamentos como antibióticos e o hábito de vestir calcinhas de nylon, calças muito justas junto à vulva (principalmente de tecidos grossos como o jeans) ou o costume de permanecer com a roupa de banho molhada quando se vai à praia ou à piscina.
Seu sintoma principal é a presença de um corrimento branco coalhado, de prurido e irritação da vulva e de ardência quando da relação sexual. A transmição não é necessariamente sexual.
O tratamento é feito com medicamentos sob a forma de creme vaginal ou via oral com comprimidos (por uma questão ética e legal, não posso citar formas medicamentosas de tratamento). Porém, o importante é sempre prevenir, procurando descobrir em que situações é mais frequente a ocorrência da infeção no seu caso.