Embora as cirurgias plásticas e de correção de miopia venham se tornando cada vez mais comuns, e muitas pessoas se submetam a cirurgias complicadas de forma absolutamente tranqüila, a expressão "entrar na faca" continua aterrorizando muita gente. Mas esse terror, além de causar transtornos quando o indivíduo precisa se operar, pode fazer com que ele adie a cirgurgia até que sua saúde fique ainda mais prejudicada.
É verdade que qualquer pessoa, ao ouvir a descrição detalhada de uma cirurgia, mesmo das mais simples, tem a sensação de que seu corpo será invadido, de que tudo vai doer muito etc. E também é verdade que todas as intervenções cirúrgicas apresentam algum grau de risco, e que nenhuma acontece sem algum tipo de dor ou desconforto.
Mas a boa notícia é que a medicina tem desenvolvido métodos mais seguros e eficientes, e que os médios têm estado cada vez mais preocupados com a tranqüilidade e com o bem-estar de seus pacientes neste momento tão difícil. Lembre-se: antes de fugir de um tratamento que, muitas vezes, é o único possível, vale a pena informar-se sobre as novidades no campo da cirurgia.