O raio laser é uma forma de luz descoberta nos anos 60, e que, desde lá, vem sendo util em várias especialidades da medicina. Mas, embora seja conhecido há muito tempo, o laser continua revolucionando.
Segundo o cirurgião vascular Kasuo Miyake, "o laser é bastante utilizado para tratar de varizes e vasinhos. Por ser um equipamento de concepção mais moderna, oferece risco mínimo ao paciente. Vale salientar, ainda, que por ser um método não-invasivo, não fere a pele e garante rápida recuperação".
Uma das primeiras especialidades que se favoreceram com o uso do laser foi a oftalmologia. Na opinião do dr. Renato Neves, diretor das clínicas Eye Care, "o laser, utilizado nas cirurgias oculares, garante a total segurança do paciente quanto aos resultados. Um feixe de luz ultravioleta invisível e sem calor é formado e, através do controle por computador, pode retirar camadas de tecidos com precisão microscópica. O laser não penetra no olho para realizar a correção, e a visão se estabiliza após poucas semanas".