O tabagismo está em quarto lugar entre os fatores que roubam anos de vida saudável dos brasileiros, com 3,7 por cento dessa parcela. Dados indicam que, no Brasil, a cada seis minutos morre uma vítima de doenças relacionadas ao tabagismo.O hábito de fumar causou, no mundo todo, 4,9 milhões de mortes em 2000 (8,8% da mortalidade total). São cerca de 200 mil por ano apenas no Brasil, que conta com 30 milhões de fumantes, todos correndo os riscos que o tabaco traz.
O fumo causa quase 50 doenças diferentes - principalmente as cardiovasculares, o câncer e doenças respiratórias. Dos seis tipos de câncer com maior índice de mortalidade no Brasil, metade (pulmão, colo de útero e esôfago) tem o cigarro como um de seus fatores de risco.
Fumar um maço de cigarros por dia durante mais de 10 anos rouba, em média, 5 anos de vida do fumante. Em relação a pessoas que não fumam, os fumantes adoecem duas vezes mais, têm uma probabilidade 24 vezes maior de desenvolver câncer de pulmão e o dobro de chance de vir a ter doenças cardiovasculares.
Com base nas tendências atuais, o tabaco poderia transformar-se, em breve, na principal causa de morte prematura em todo o mundo, matando mais do que Aids, acidentes de carro, homicídios, suicídios e problemas no parto juntos, argumentam ativistas de saúde.