Turismo Notícias  
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo, de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
SOUTH BEACH

Cuidados com o sol

Evite o sol

Uma das muitas formas de ocupar suas 24 horas em South Beach é passar um dia na praia, tomando banho de sol.

Mas para que esta experiência seja agradável, e não dolorosa, deve-se levar em conta alguns conselhos práticos e simples:

Evite o sol das 10h às 15h, quando os raios ultravioletas são mais fortes. Também não é recomendável se expor excessivamente aos raios solares se o índice de radiação ultravioleta for alto na região.

O índice é um número que varia de zero a dez e indica a quantidade de radiação ultravioleta que chega à superfície da Terra por volta do meio-dia. Quanto maior o índice, maior a radiação.

E não acredite que se há nuvens, não há com o que se preocupar. As nuvens bloqueiam cerca de 20% da radiação. A água também não aé um bloqueador, e se enganam os que pensam que sob ela estão protegidos dos raios ultravioletas.

As pessoas com pele mais escura se bronzeiam quando se expõem aos raios do sol, o que, na realidade, indica que a pele está prejudicada. O bronzeamento ocorre quando a pele absorve os raios ultravioletas, que aumentam a quantidade e o nível de atividade dos melanócitos, células encarregadas de produzir o pigmento de melanina. A melanina contribui em certa medida para bloquear os raios prejudiciais.

As pessoas com pele mais clara se queimam com mais facilidade. A conseqüência é o "vermelho" na pele. A Academia de Dermatologia Americana recomenda o uso de compressa úmida, banho de água fria e cremes hidratantes suaves para aliviar a ardência das queimaduras.

O problema pode se agravar quando se trata de uma insolação, que vem acompanhada de outros sintomas como febre, calafrios e problemas estomacais. Caso apresente estes sintomas, o ideal é procurar um médico.

Escolha o protetor solar adequado

Os cremes e loções bloqueadoras vêm numerados para facilitar a escolha do mais indicado para seu tipo de pele. Quanto mais alto o número, maior será a proteção contra os raios solares.

Exemplo: se usar um protetor de número 2, significa que você pode ficar ao sol duas vezes mais. Um protetor de número 15 permite 15 vezes mais tempo de exposição ao sol. A classificação vai de 2 a 50. Os dermatologistas recomendam o uso de cremes de número 15, ou de maior proteção, independentemente do tipo de pele.

Os raios solares das 11h às 14h são os mais intensos. Os cremes bronzeadores que atuam por absorção química surtem melhor efeito se aplicados 30 minutos antes da exposição ao sol.

Proteja a cuca

O ideal é levar um chapéu com uma aba de pelo menos sete centímetros que proteja o pescoço, as orelhas, os olhos e o couro cabeludo contra os raios solares. Outa boa opção são os chapéus que mais parecem bonés de beisebol, mas que têm 17 centímetros de tecido nas laterais e na parte de trás. Eles podem ser encontrados em lojas de esporte ou em lojas especializadas em roupas e artigos para excursão.

Os bonés de beisebol ou as viseiras protegem só até certo ponto. De qualquer forma, melhor com eles que sem nada.

Não se esqueça dos óculos escuros

Os óculos de sol protegem os olhos contra possíveis lesões causadas pelos raios solares. O ideal é que bloqueiem de 99 a 100% das radiações ultravioleta. Olhe sempre a etiqueta para ficar ter a certeza de que está comprando um óculos de qualidade. Se os óculos não têm etiqueta, não compre. E não se guie pela cor das lentes, porque a proteção está em uma capa química transparente que se aplica nas lentes. As melhores opções são os óculos de armação grande, que cobrem todos os ângulos.

O oftamologista e pediatra Gerhard Cibis, do Missouri, recomenda que desde os primeiros anos de idade as crianças levem óculos de sol para a praia. Ele ressalta que elas precisam de versões pequenas dos óculos usados pelos adultos, e não de óculos de brinquedo.

Segundo a Academia Americana de Oftamologia, o ideal seria que todos os óculos protegessem os olhos dos raios solares, inclusive os usados para corrigir problemas de visão, as lentes de contato e os implantes intraoculares para tratar catarata.

Vale lembrar que nunca é demais passar protetor solar nas pálpebras e ao redor dos olhos.

Proteja o corpo

Use roupas simples e largas, camisetas de manga larga, e calças ou saias folgadas quando estiver ao sol. A maioria dos materiais e cores absorve ou reflete os raios solares.

Não é aconselhável ficar com a roupa molhada, por exemplo, pois os raios solares atravessam o tecido úmido com maior facilidade. Se a luz passa através da roupa, os raios também atingem você.

Cuidado com as águas-vivas

Se for atacado, faça uma mistura composta por partes iguais de água e amoníaco e aplique no ferimento.

Se o ferimento for grave, aplique uma pasta de bicarbonato, vinagre e água para que não doa muito. Nunca coloque água de torneira na ferida. Isso pode espalhar o veneno e infeccionar a pele. Se tiver convulsões, procure um médico.

Sobreviva a uma ressaca

As ressacas ocorrem quando barreiras de areia desmoronam e a água pega uma corrente de bacia do mar. É possível distingüí-las pela presença de água descolorida e arenosa.

Mas não se desespere. Nade em direção paralela à praia ou à corrente. Eventualmente, a corrente permitirá o regresso à orla.

Leia mais:
» Introdução
» 24 horas em South Beach
» O melhor da gastronomia
» Passeie de buggy
» Cuidados com o sol

Redação Terra

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade