TURISMO
(digite + enter)

» MetaBusca
TERRA
OUTROS CANAIS

360 GRAUS

» Amyr Klink
» Aventura
» Bonito
» Chapada dos Guimarães
» Extremoss
» Giro pela América
» Mergulho
» Mountain Bike
» Expedição Nômade
» Noronha
» Off Road
» Petar
» Rafting
» Rota Austral
» Trekking
» Videoteca
» Audioteca

FALE CONOSCO
Entre em contato e envie críticas e sugestões

MATO GROSSO
No fim do passeio, uma parada em Cuiabá
Tour pela escaldante capital mato-grossense inclui visita a museus, aquário e zoológico

Depois de se maravilhar com as belezas naturais dos três ecossistemas de Mato Grosso, o turista que volta para casa de avião deve passar, obrigatoriamente, pela capital do Estado, Cuiabá. Com temperaturas tórridas e clima seco, ela é considerada uma das capitais mais quentes do País. Para não ficar enfurnado na piscina do hotel no pouco tempo que resta, aproveite para passear pela cidade, cujo centro ainda exibe o traçado do século 18, época em que o município vivia do garimpo do ouro.

Uma passada pelo Aquário Municipal ajuda a entender a vida sob as águas pantaneiras. Inaugurado em abril, o local expõe os principais peixes da região, como pacu, tainha, pintado e a piraputanga, um dos mais utilizados na culinária cuiabana. Ao todo, são cerca de 50 espécies da Bacia Platina.

A grande atração é a área reservada às piranhas, peixe carnívoro mais conhecido do Brasil.

Porto
O aquário funciona de terça a domingo, das 10 às 21 horas, com entrada gratuita. Mantido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, fica na Avenida Beira Rio, no bairro do Porto.

No mesmo complexo da região do Porto está instalado o Museu Hid Alfredo Scaff, conhecido como Museu do Rio Cuiabá. Suas salas exibem mostras itinerantes, ligadas, em sua maioria, a temas regionais de Mato Grosso.

A região do Porto, que durante muito tempo foi ponto de prostituição, acaba de passar por um processo de reurbanização. Os cuiabanos ganharam diversos bares e até uma ciclovia, nas margens do Rio Cuiabá.

CLAUDIO BARRETO/AE

Cultura indígena
A arte indígena é o destaque do Museu Rondon, localizado no campus da Universidade Federal de Mato Grosso. É um bom lugar para se ter contato com a cultura dos índios bororo. Lá se encontram reproduções de ocas e de instrumentos fabricados pelas tribos.

Também no campus universitário, o zoológico exibe animais que foram apreendidos pelo Ibama. Eles estão cumprindo a quarentena sob os olhares atentos dos biólogos, antes de serem soltos. Vários tipos de pássaros, em sua maioria vindos de áreas do Pantanal, também podem ser observados no local.

LEIA MAIS:
» Melhor época para se visitar o Pantanal é até setembro
» Explore três ecossistemas num único passeio
» Estrangeiros são maioria em pousada
» Descubra as belezas da Chapada
» Porção amazônica de MT oferece variedade natural

GUIA
» Faça as malas para Mato Grosso

O Estado de S. Paulo

Volta

Copyright © 1996-2006 Terra Networks S.A . Todos os direitos reservados. All rights reserved.