JAMES GARNER (Tank Sullivan) é tido como um dos principais e mais distintos atores dos Estados Unidos. Ser capaz de transitar entre o cinema e a televisão é o forte de Garner. Seus filmes recentes incluem Fugindo do Passado, onde contracenou com Paul Newman, Susan Sarandon e Gene Hackman; com Jack Lemmon, a comédia Meus Queridos Presidentes; e com Mel Gibson e Jodie Foster, o western Maverick, filme que levou à tela grande um personagem que o próprio Garner tornou popular no programa de televisão americano de mesmo nome na década de 60.
Em julho, James Garner foi eleito pela mídia americana o "Detetive Nº 1 de Todos os Tempos da Televisão" por sua interpretação de Jim Rockford. O ator reprisou este que é um de seus personagens mais conhecidos e amados dos seriados da televisão em sete filmes feitos para TV sobre a série The Rockford Files (no Brasil, Arquivo Confidencial), sendo que o primeiro deles recebeu a cotação mais alta para filmes para TV da temporada de 1994-95. Seu trabalho no filme O Romance de Murphy lhe rendeu uma indicação ao Oscar em 1985.
Nascido em Oklahoma, Garner não tinha nenhuma ligação com o show business. Durante a adolescência, teve vários empregos antes de ir para a Coréia com o exército americano. Ao voltar, foi convidado para fazer um papel pequeno na produção da Broadway The Caine Mutiny Court Martial, que lançou sua carreira artística. Ele apareceu na série Cheyenne e estreou no cinema em Sayonara, com Marlon Brando. Em seguida, fez o papel principal na série Maverick. Desde então, estrelou mais de 40 filmes, incluindo Fugindo do Inferno, Grand Prix, O Valor da Vida, Morte no Cinema, Uma Vida em um Dia, Assassinato em Hollywood, Duelo em Diablo Canyon e Victor ou Victoria.
De volta ao topo
|