COWBOYS DO ESPAÇO
A Produção
Entrevistas ILM
Realizadores
Elenco

WB ONLINE

A HistóriaEspaçoPor trás das cenas
Por trás das Cenas


Clint Eastwood
como Frank Corvin


James Garner
como Tank Sullivan

Tommy Lee Jones
como Hawk Hawkins

Donald Sutherland
como Jerry O'Neil

Loren Dean
como Ethan Glance

Courtney B. Vance
como Roger Hines

Marcia Gay Harden
como Sara Holland

James Cromwell
como Bob Gerson

William Devane
como Eugene Davis

Elenco


Clint Eastwood como Frank Corvin

A carreira de CLINT EASTWOOD (Frank Corvin) como ator está associada a alguns dos personagens mais notórios de Hollywood, desde o "O Homem Sem Nome" e Dirty Harry Callahan ao infame William Munny, todos eles levando às telas uma presença de peso, um estilo taciturno e uma credibilidade incontestável.

O "homem da Malpaso" apareceu em 54 filmes, estrelando 46 deles. Sua companhia de produção, aberta em 1971, expandiu seus trabalhos criativos na direção e na produção, mas a interpretação sempre foi sua linha mestra e, nos primeiros anos, um requisito para seus trabalhos como diretor. Suas caracterizações recentes incluem o repórter de investigação Steve Everett do drama de 1999, Crime Verdadeiro, o ladrão Luther Whitney do filme de sucesso de 1996 Poder Absoluto, o fotógrafo da National Geographic Robert Kincaid de um outro sucesso, o drama de 1995 As Pontes de Madison, o policial do Texas Red Garnett do filme muito elogiado pela crítica Um Mundo Perfeito, de 1994, e o agente do Serviço Secreto Frank Horrigan do filme - que rendeu mais de US$ 100 milhões nos Estados Unidos, em 1993 - Na Linha de Fogo.

Em 1992, a carreira de Eastwood como cineasta deu uma virada sem precedentes. Imperdoáveis, seu décimo western e 36º papel principal, foi muito elogiado pela crítica e rendeu recordes de bilheteria, culminando com nove indicações ao Oscar: de Melhor Filme, Diretor, Ator, Ator Coadjuvante, Roteiro, Fotografia, Cenário, Som e Montagem. A interpretação de Eastwood no papel de um pistoleiro alcoólatra e anti-heróico lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Ator e, ao mesmo tempo, ajudou a chamar a atenção dos membros da Academia para Imperdoáveis, resultando na conquista dos Oscar de Melhor Filme, Diretor, Ator Coadjuvante (para Gene Hackman) e Edição de Som.

O caminho para esse ponto da carreira de Clint Eastwood como ator nem sempre foi tão claro nem tão definido como pode parecer. Sua primeira grande aparição como ator contratado dos Universal Studios foi na série de televisão de 1958 Rawhide, onde interpretava Rowdy Yates. Isso o levou a um papel principal na trilogia do diretor italiano Sergio Leone de "O Homem Sem Nome": Por um Punhado de Dólares (de 1964), Por uns Dólares a Mais (do ano seguinte) e Três Homens em Conflito (de 1966).

Filmes como As Bruxas (de 1967), A Marca da Forca (de 1968), Meu Nome É Coogan (do mesmo ano), O Desafio das Águias (do ano seguinte), Os Aventureiros do Ouro (de 1969), Os Abutres Têm Fome (de 1970), Os Guerreiros Pilantras (também de 1970) e O Estranho que Nós Amamos (de 1971) foram logo seguidos por outros grandes trabalhos do ator, e agora já na cadeira de diretor - a partir da sua estréia, em 1971, com Perversa Paixão, e do lendário Perseguidor Implacável, no mesmo ano. Dirigido pelo "mentor" de Eastwood, Don Siegel, Perseguidor Implacável criou outra persona pública, o detetive de homicídios Harry Callahan, com filmes como Joe Kidd (produzido em 1972), O Estranho Sem Nome (do mesmo ano), Magnum 44 (de 1973), O Último Golpe (do ano seguinte), Escalado para Morrer (de 1975), Josey Wales, o Fora da Lei (de 1976), Sem Medo da Morte (do mesmo ano), Rota Suicida (de 1977), Doido para Brigar, Louco para Amar (de 1978), Alcatraz, Fuga Impossível (já de 1982), Honkytonk Man (do mesmo ano) e Impacto Fulminante(de 1983).

Créditos como Um Agente na Corda Bamba (de 1984), Cidade Ardente (do mesmo ano), O Cavaleiro Solitário (do ano seguinte), O Destemido Senhor da Guerra (de 1987), A Piscina Mortal (de 1988), Cadillac Cor de Rosa (de 1989), Coração de Caçador (desse mesmo ano) e Rookie - Um Profissional do Perigo (de 1990) continuaram a ampliar o currículo de personagens diversos, interessantes e até contraditórios do astro, todos eles culminando em sua clássica revisitação ao western em Imperdoáveis.


De volta ao topo

Fotos por Ken Regan.
© 2000 Warner Bros.
copyright flare copyright flare