DONALD SUTHERLAND (Jerry O'Neil) é um dos atores mais prolíficos e versáteis, cuja elegância está evidente numa gama surpreendente de mais de 100 filmes.
Nascido no Canadá, Sutherland começou sua carreira multimídia como DJ, aos 14 anos, e foi muito elogiado localmente por sua interpretação de Scrooge na rádio em A Christmas Carol. Ele sentiu o primeiro sabor do teatro através de uma variedade de papéis em produções no campus da Universidade de Toronto. Sua atuação em The Tempest chamou a atenção do crítico Herbert Whitaker, do Toronto Globe & Mail, que sugeriu a Sutherland considerar a idéia de seguir a carreira de ator. E ele seguiu seu conselho.
Ao se mudar para Londres, o ator estudou na Royal Academy of Dramatic Arts e estreou no teatro com Rex Harrison em August for the People.
Em 1964, o produtor Paul Maslansky viu Sutherland na produção de Spoon River Anthology, no London West End, e contratou-o para sua estréia no cinema - ele fez dois papéis em The Castle of the Living Dead, que lhe rendeu papéis em outros filmes de terror, incluindo Die! Die! My Darling, com Tallulah Bankhead, até M.A.S.H., o seu 14º filme - que o levou ao estrelato internacional.
Sutherland mede o sucesso, basicamente, em termos dos diretores que o contrataram, seu principal ponto de interesse em qualquer projeto para o cinema. E esses diretores incluem Bernardo Bertolucci (1900), Alan J. Pakula (Klute - O Passado Condena), Nicolas Roeg (Inverno de Sangue em Veneza), John Schlesinger (O Dia do Gafanhoto), Paul Mazursky (Um Doido Genial), Robert Altman (M.A.S.H.), Robert Aldrich (Os Doze Condenados), John Sturges (A Águia Pousou), Robert Redford (Gente como a Gente), Herbert Ross (A Volta de Max Dugan), Louis Malle (Crackers), Philip Borsos (A Revolução de um Herói), Ron Howard (Backdraft - Cortina de Fogo) e Oliver Stone (JFK - A Pergunta que Não Quer Calar).
Entre os variados papéis de Sutherland destacam-se o do espião nazista de O Buraco da Agulha, o cirurgião delicado de No Limiar da Vida, que lhe rendeu o prêmio Genie de 1983 de Melhor Ator, o equivalente canadense do Oscar, e o de Paul Gauguin em Gauguin - Um Lobo Atrás da Porta. Ele fez uma inesquecível aparição no clássico Clube das Cafajestes.
Em 1998, ele recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de melhor Ator Coadjuvante por seu papel em Without Limits, filme de Robert Towne, muito elogiado pela crítica, sobre o corredor Steve Prefontaine, e foi visto recentemente no filme de Jon Turteltaub Instinto, onde contracenou com Anthony Hopkins e Cuba Gooding, Jr. Sutherland estreou na TV americana em The Winter of Our Discontent para a Hallmark Hall of Fame, em 1983, e estrelou vários projetos elogiados pela crítica, entre eles a mini-série da CBS The Oldest Living Confederate Widow Tells All e Citizen X, filme do canal HBO, com o qual ganhou um Emmy e um Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante.
De volta ao topo
|