TOMMY LEE JONES (Hawk Hawkins) recebeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e um Globo de Ouro na mesma categoria por sua interpretação do detetive Sam Gerard no filme de sucesso de bilheteria O Fugitivo, em 1994. Três anos antes, Jones recebera sua primeira indicação ao Oscar pelo papel de Clay Shaw em JFK- A Pergunta que Não Quer Calar, de Oliver Stone.
O público americano viu recentemente Jones estrelar Regras do Jogo. No ano passado, ele contracenou com Ashley Judd no filme de sucesso Risco Duplo. Em 1998, reprisou o papel do policial Sam Gerard em U.S. Marshals - Os Federais, continuação de O Fugitivo, e, em 1997, contracenou com Will Smith no maior sucesso de bilheteria daquele ano, MIB: Homens de Preto, que rendeu mais de US$ 500 milhões no mundo todo.
O ator fez sua estréia no cinema com Love Story e, numa carreira que envolve 30 anos, estrelou filmes como Os Olhos de Laura Mars, O Destino Mudou Sua Vida (com o qual recebeu sua primeira indicação ao Globo de Ouro), Dia Fatal, Entrega Mortal, A Força em Alerta, Entre o Céu e a Terra, O Cliente, Assassinos por Natureza, Céu Azul, Batman Eternamente e Volcano - A Fúria.
Nascido em San Saba, Texas, Jones trabalhou por um curto período com seu pai nos campos de petróleo antes de ir estudar na Universidade de Harvard, onde se formou em inglês.
De volta ao topo
|