São Paulo - Os torcedores que deixaram o Parque Antártica, terça-feira à noite, após o empate de 1 a 1 entre Palmeiras e Universidade Católica, com a sensação de que o clube precisa de um goleador podem comemorar. O Verdão está contratando o atacante chileno Héctor Tapia, de 22 anos, que pertence ao Perugia, da Itália.
O jogador deve ser um dos reforços para a disputa da Libertadores da América e do Mundial de Clubes da Fifa, em 2001.
Tapia foi um dos destaques da seleção chilena no torneio Pré-Olímpico neste ano. O jogador fez 7 gols na competição e foi o vice-artilheiro do torneio, atrás apenas do brasileiro Ronaldinho , e está garantido nas Olimpíadas de Sydney.
Nas Eliminatórias para a Copa de 2002, o atacante é a primeira opção do treinador Nelson Acosta para o lugar de Ivan Zamorano ou de Marcelo Salas, mas já conseguiu um destaque na equipe.
Contra a Venezuela, foi dele o gol que deu a vitória ao selecionado chileno, que ocupa a 6ª colocação na classificação. Contra o Brasil, o atacante entrou apenas nos minutos finais e não teve tempo para mostrar muita coisa.
O jogador foi aprovado pela comissão técnica e já chegou a um acordo financeiro. A negociação só não foi concretizada porque o clube estuda uma forma de poder utilizá-lo na Copa João Havelange, pois, pelo regulamento , um clube só pode ter dois jogadores estrangeiros em cada partida.
O Palmeiras já tem o lateral-direito paraguaio Arce e o atacante colombiano Faustino Asprilla. Porém, ambos pertencem à Parmalat, a empresa patrocinadora que deixa o clube no final do ano, e têm poucas chances de continuar no Verdão devido aos altos salários que recebem.
Na tarde de quarta-feira, o Perugia derrotou o Arezzo por 3 a 0 em um amistoso de preparação para o Campeonato Italiano e Tapia fez o segundo gol da equipe.
Porém, o atacante foi pouco aproveitado pelo time na última temporada. O jogador participou de apenas quatro jogos no Campeonato Italiano e não conseguiu balançar as redes.