São Paulo - O Grêmio conseguiu sua primeira vitória na Copa JH, sobre o Corinthians, por 2 a 1, neste domingo no Morumbi.
Os gols da partida foram marcados por Ronaldinho e Anderson Polga, para o Grêmio, e Gil, para Timão.
Mesmo jogando fora de casa, o time gaúcho marcava a saída de bola adversária e segurava o Corinthians em seu campo de defesa desde os primeiros minutos de jogo. A forte marcação imposta pelo meio-campo do Grêmio, com Gavião e Anderson Polga, também impedia que o Corinthians chegasse à area gremista.
As melhores jogadas da equipe de Vadão eram criadas no meio, por Andrezinho e Ricardinho. Explorando os lançamentos e as subidas de André Luís ao ataque pela esquerda, o Timão aos poucos envolvia a marcação gaúcha, ganhando mais espaços em campo, apresentando, porém, um futebol apenas razoável.
O Grêmio tinha Ronaldinho e Amato no ataque, mas a pouca criatividade do meio-campo não permitia que a bola chegasse aos seus pés. Tanto que a primeira oportunidade da equipe de Celso Roth aconteceu somente aos 17min, quando Gavião chutou fraco da meia-esquerda, facilitando a defesa de Maurício no meio do gol corintiano.
Apesar da boa movimentação das duas equipes, a partida seguia tecnicamente fraca. Abusando das faltas e dos passes errados, nem Corinthians e nem Grêmio chegavam aos respectivos gols adversários.
A primeira boa oportunidade do Corinthians na partida foi acontecer somente aos 34min, quando Andrezinho foi derrubado na área pelo lateral Anderson. Na cobrança do pênalti, porém, Ricardinho chutou para fora, à esquerda de Danrlei, desperdiçando a chance de abrir o placar.
O primeiro tempo seguiu cansativo e sem emoções até o fim. Restrito o toque de bola no meio-campo, tanto os atacantes quanto os goleiros pouco fizeram durante os primeiros 45min.
A segunda etapa começou mais movimentada que a primeira, com ambas as equipes atacando mais e logo aos 5min, o time gaúcho abriu o placar. Amato cruzou da esquerda e Ronaldinho de cabeça e fez 1 a 0 nas costas de André Luis.
Em desvantágem, o time paulista estava perdido em campo, deixando o Grêmio chegar facilmente à sua área. Aproveitando as falhas do Corinthians, o time de Celso Roth abusava dos ataques.
Nove minutos depois, Zinho cobrou falta da meia-direita e Anderson Luis subiu mais que a defesa e apesar de ter mandado na trave direita de Maurício, de cabeça, marcou 2 a 0 para o Grêmio.
Com a expulsão de Fábio Baiano, o time gaúcho perdeu um pouco de movimentação o jogo, o Corinthians passou a pressionar mais e recuperou seu poder ofensivo.
Aos 27min, num cruzamento de Luís Mário, Gil que vinha de trás, e num erro de tempo de Danrleu, bateu forte no gol marcando o gol do Corinthians.
Depois de tomar o gol, o Grêmio começou a jogar mais na defesa e, mesmo com o time paulista abusando dos ataques, o jogo terminou com a vitória do time gaúcho por 2 a 1.
Ficha técnica:
Corinthians x Grêmio
Local: Morumbi
Árbitro: Wilson Souza Mendonça (PE)
Auxiliares: José Pedro da Silva (PE) Luciano Coelho Cruz (PE)
Cartões amarelos: Adílson, Romeu, André Luis, Angelo, Rodrigo Pontes, Gil (Corinthians); Anderson Polga, Marinho (Grêmio)
Cartões vermelhos: André Luis (Corinthians); Fábio Baiano (Grêmio)
Gols: Corinthians: Gil (72min). Grêmio: Ronaldinho (50min), Anderson Polga (59min)
Corinthians: Maurício, Índio (Angelo, aos 82'), Adílson, João Carlos e André Luís; Rodrigo Pontes, Romeu (Luis Mário, aos 64'), Andrezinho e Ricardinho; Luizão (Gil, aos 46') e Fernando Baiano
Técnico: Oswaldo Alvarez
Grêmio:: Danrlei, Anderson, Marinho, Nenê (Alex Xavier, aos e Sandro Neves; Anderson Polga (Eduardo Costa, aos 61'), Gavião, Itaqui (Fábio Baiano, aos 69') e Zinho; Ronaldinho e Amato
Técnico: Celso Roth