São Paulo - A vitória sobre o Gama, quarta-feira à noite, por 3 a 1, no Canindé, pela Copa João Havelange, deu um pouco mais de tranqüilidade à Portuguesa, que agora prepara-se para enfrentar o Santa Cruz, no Recife. Mesmo com o bom resultado, a situação do time na competição ainda é incômoda. Com 7 pontos em seis jogos, está na 18º posição.
Ainda sem contar com o capitão da equipe, o zagueiro Émerson, que está servindo à seleção brasileira, o técnico Lula Pereira vai colocar em campo, neste sábado, a mesma equipe que enfrentou o Gama. Para o treinador, repetir a escalação ajudará a dar mais ritmo de jogo aos recém-contratados, principalmente à dupla de ataque, formada por Lúcio e Cléber.
As jogadas ensaiadas em cobranças de falta com os meias Marquinhos e Irênio continuam sendo a principal arma do time. O zagueiro Vinícius, de 20 anos, que substituiu Emerson e fez um gol, também de bola parada, chuta muito forte e também preocupa os adversários.
Mais uma vez, Lula Pereira poderá contar com o "informante" Tinho. No ano passado, o zagueiro ajudou o Santa Cruz a chegar à Primeira Divisão e conhece bem os jogadores adversários. O técnico só não quer ver a equipe desperdiçando tantas oportunidades de gol, como fez contra o Gama.
O lateral-esquerdo Paulo Fabrício, que sofreu uma pancada forte no jogo e foi substituído por Evandro, tem presença confirmada. Com isso, o "chaveirinho" Evandro continua no banco de reservas, como uma arma para entrar no decorrer das partidas.
Contra o Santa Cruz, que não faz uma boa campanha na competição - 7 pontos em oito jogos -, o atacante Cléber, contratado para ser o goleador da Lusa, terá mais uma chance de fazer seu primeiro gol com a camisa do time.