São Paulo – O alemão Nicolas Kiefer deu uma ‘mãozinha’ ao brasileiro Gustavo Kuerten. Nesta terça-feira, o décimo quarto cabeça-de-chave eliminou o sueco Magnus Norman, terceiro favorito, do US Open. Marcou 3 sets a 1, parciais de 6/2, 6/7 (3/7), 6/1 e 6/3.
Com essa derrota, o sueco Magnus Norman não pode mais ultrapassar Guga na Corrida dos Campeões, o ranking mundial da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) nem na Lista de Entrada, o antigo ranking.
Sem o europeu, a única ameaça ao posto do tenista de Santa Catarina na Corrida é o norte-americano Pete Sampras. Para ultrapassar Guga, no entanto, Sampras, que por seis anos seguidos terminou o ano na liderança do ranking, tem que chegar à final do US Open.
Na Lista de Entrada, Guga chegou a ser líder entre sexta e segunda-feira. Ele iniciou a semana em segundo lugar e, apesar da eliminação na primeira rodada do US Open, assumiu a liderança com a queda de Agassi na segunda rodada. Porém, com a classificação de Sampras para as quartas-de-final, acabou perdendo o posto.
No antigo ranking, o tenista brasileiro ainda tem uma ameaça, o russo Marat Safin. O sueco Thomas Enqvist, que também tinha a chance de ultrapassá-lo, foi eliminado na segunda-feira pelo australiano Lleyton Hewitt.