São Paulo - O técnico Luiz Felipe Scolari inicia hoje os preparativos, na Toca da Raposa, para o jogo contra o Goiás, domingo, no Serra Dourada, em Goiânia, pela Copa João Havelange, tentando encontrar uma solução para o problema que o aflige desde a partida contra o Grêmio: a lateral direita. Rodrigo, titular da posição, ainda se recupera de cansaço muscular provocado pelo excesso de jogos e, por isso, poderá novamente desfalcar o time em Goiânia.
Hoje, o lateral será examinado pelo médico Sérgio Freire, responsável por seu veto no jogo contra o Independiente, em Buenos Aires. “Ele (Rodrigo) ainda está inseguro. Portanto, agora é essencial observar a evolução do quadro amanhã (hoje) e depois. Será importante sua participação nos treinos para ter chances de jogar domingo", explica o médico. Rodrigo foi “poupado" contra o Grêmio, pela Copa João Havelange, e retornaria ao Cruzeiro contra o Independiente, mas isso não ocorreu para não agravar a contusão. Ele está com espasmo muscular na coxa esquerda.
O volante Cléber Monteiro permanece nos planos do técnico para a posição, mas não é certo seu aproveitamento, caso Rodrigo continue de fora, contra a equipe goiana. O volante não esteve bem _ como toda a equipe _ na derrota por 2 a 0 para os argentinos e demonstrou enormes dificuldades de adaptação ao setor, apesar de ter sido sua terceira partida como lateral. O júnior Maicon, que atua na posição e que já treina com o grupo principal, passa a ser outra opção para o setor.
Scolari está pelo menos aliviado com o adiamento da partida contra o Santa Cruz, prevista inicialmente para hoje, no Mineirão, para o dia 10 de outubro, conforme decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Com isso, os jogadores ganharam mais uns dias de “descanso" na dura maratona de jogos. Até a partida contra o Goiás, domingo, Scolari pretende comandar treinos hoje e amanhã, além de uma atividade recreativa no sábado. Com a seqüência de jogos - terças, quintas e domingo - a carga física está sendo, aos poucos, reduzida.
A derrota para o Independiente por 2 a 0 e a conseqüente perda da invencibilidade na Copa Mercosul, não abala a confiança do treinador na classificação do time para a próxima fase da competição. Isso porque o Cruzeiro vai decidir em casa a vaga com jogos contra o Universidad Católica, do Chile, no próximo dia 28, e Palmeiras, 25 de outubro. “Agora vamos correr atrás dos pontos necessários à classificação em casa", diz.
Ele considera que a derrota para os argentinos foi resultado das falhas que o Cruzeiro apresentou no primeiro tempo. “Cometemos indecisões no primeiro tempo e que eles (argentinos) souberam aproveitar. No segundo tempo, buscamos o mesmo aproveitamento, mas não o conseguimos de forma correta", analisa.