São Paulo - O brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga, derrotou o croata Ivan Ljubicic por 2 sets a 0 neste sábado, pela terceira rodada do torneio olímpico de tênis. Com o resultado, Guga voltou, pelo menos até a próxima rodada, à liderança da Corrida dos Campeões, que considera os resultados do ano, e ficou a duas vitórias da sua primeira medalha olímpica. As parciais foram de 7/6 (7/2) e 6/3, em 1h24.
Guga marcou 10 aces em cima de Ljubicic. Em cinco dos seis games do segundo set, não perdeu nenhum ponto.
O primeiro set começou equilibrado, com o croata sacando bem e variando seu jogo. Mas, no quinto game, Guga conseguiu uma quebra de serviço. Quando parecia que Guga se encaminhava para fechar, o croata devolveu a quebra no décimo game, ganhou o décimo primeiro, levando o jogo para a decisão no tie break, vencido por Guga com facilidade. O set durou 49min.
O segundo set começou equilibrado também, com os tenistas confirmando seus saques. Mas logo o melhor jogo de Guga prevaleceu, com uma quebra no quarto game. Daí, foi só ir confirmando o serviço até a vitória em um ace, como nos dois jogos anteriores da Olimpíada.
Guga pega agora o vencedor do confronto entre o russo Yevgeny Kafelnikov, 9° colocado na Lista de Entrada, e o australiano Mark Philippoussis, 15°. Eles jogam às 5h de sábado.
A vitória, que deu a Guga 20 pontos na Corrida e 50 na Lista de Entrada, em que é o terceiro colocado, também marca a nona passagem de Guga a uma quarta-de-final nesta temporada e a quarta em quadras rápidas. As outras quartas-de-final foram em Santiago (saibro), Bogotá (saibro), Miami (rápida), Roma (saibro), Hamburgo (saibro), Roland Garros (saibro), Cincinnati (saibro) e Indianápolis (saibro). Caso venca a próxima rodada, Guga garante 31 pontos na Corrida e 155 na Lista de Entradas.
Kafelnikov e Philippoussis são antigos rivais de Guga. Eles se conhecem há tempos no circuito e com Kafelnikov, o brasileiro disputou partidas memoráveis. As mais importantes foram nas quartas-de-final de Roland Garros, nos dois anos em que Guga foi campeão, em 1997 e 2000 e nas duas ocasiões Guga venceu no quinto set. No total já foram cinco confrontos com três vitórias para Guga. Contra Philippoussis, em jogos oficiais ocorreu apenas um jogo, com vitória de Guga, no Masters Series de Roma 2000. Eles se enfrentaram uma outra vez, em 1998, em um torneio exibição na Austrália e o australiano venceu.
Veja agora todos os confrontos de Guga com Kafelnikov e Philippoussis:
GUGA X KAFELNIKOV
Kafelnikov d. Guga, ATP Tour Stuttgart 96 – saibro 6/1 6/4
Guga d. Kafelnikov, Roland Garros 97 – saibro, 6/2 5/7 2/6 6/0 6/4
Kafelnikov d. Guga, New Haven 97 – rápida, 6/4 6/4
Guga d. Kafelnikov, Mseries Indian Wells 99 – rápida 0/6 7/6 6/3
Guga d. Kafelnikov, Roland Garros 2000 – saibro 6/3 3/6 4/6 6/4 6/2
GUGA X PHILIPPOUSSIS
Philippoussis d. Guga Koooyon 98 exib. Rápida – 6/4 3/6 7/6
Guga d. Philippoussis Mseries Roma 2000 saibro – 6/2 6/2