Rio - O meia colombiano Freddy Rincón culpou a arbitragem pela derrota do Santos por 3 a 0 para o Flamengo, neste sábado, no Maracanã, em partida válida pela Copa João Havelange. Segundo o capitão do Peixe, o árbitro Oscar Roberto Godói assinalou um pênalti inexistente, marcando uma falta sua, e ainda o expulsou de campo. O erro permitiu à equipe carioca abrir uma vantagem de 2 a 0, dificultando a possibilidade de uma reação. Para Rincón, Godói errou ao marcar o pênalti e piorou a situação ao expulsá-lo por reclamação.
"Eu nem tinha cartão amarelo e só reclamei depois de receber o cartão vermelho, não na hora que ele anotou a falta. Não gostei e reclamei mesmo", sustentou. Rincón lembrou que o árbitro vinha tendo uma atuação normal até o lance que originou o segundo gol do Flamengo, anotado por Petkovic.
O colombiano não foi, no entanto, o único jogador a reclamar de Godói. Para o goleiro Pitarelli, Rincón não cometeu falta.
"Ele não fez nada e ainda foi expulso. Sem ele, que é a espinha dorsal da equipe, ficou muito difícil tentar uma recuperação", desabafou o goleiro.
Apesar das reclamações, os santistas reconheceram que não fizeram uma boa exibição na partida do Maracanã, como sintetizou o meia Robert.
"A desvantagem nos destruturou. Jogamos abaixo do esperado.O Flamengo mereceu a vitória. Não conseguimos reverter a superioridade do adversário", disse.
Os jogadores do Santos se reapresentaram nesta segunda-feira, no centro de treinamento Rei Pelé. O grupo agora terá dez dias para se preparar para o próximo jogo da Copa João Havelange, marcado para o dia 4 de outubro, contra o Gama, em Brasília (DF).
O atacante Edmundo, que deixou o gramado do Maracanã sentindo dores musculares na coxa direita, não preocupa. Segundo uma avaliação feita por Antônio Taira, um dos médicos do Santos, o tempo será suficiente para o jogador se recuperar.
O goleiro Carlos Germano e o zagueiro Claudiomiro também deverão estar à disposição do técnico Giba para esta partida.
O zagueiro André Luís e o goleiro Fábio Costa, que defenderam a Seleção Brasileira eliminada dos Jogos Olímpicos, deverão se reapresentar ao clube nesta quarta-feira.