São Paulo - Na luta com Roberto Pupo Moreno e Michael Andretti pelo título da temporada, Gil de Ferran, da Penske, o líder do campeonato, saiu na frente dos dois nesta sexta-feira no primeiro treino de classificação para o GP de Houston, antepenúltimo do ano, neste domingo.
Gil obteve o sexto melhor tempo, 59s692, para o importante grid, já que a corrida será disputada no circuito de rua da cidade do Texas. Moreno, da Patrick, segundo no campeonato, ficou com o 13º tempo, 60s450, e Andretti, terceiro, registrou a décima melhor marca, 60s177. Dario Franchitti, da Green, apenas o 11º na classificação geral, foi o mais veloz, com 59s434.
Nunca a Indy reuniu tantos pilotos com possibilidades de ser campeão restando apenas três etapas para o encerramento da temporada. A rigor, até o próprio Franchitti, autor do melhor tempo nesta sexta-feira, com apenas 92 pontos, pode ainda conquistar o título, já que ele tem 92 pontos, Gil soma 137 e ainda há em disputa 66 pontos.
A sessão que definirá o grid neste sábado ganha com isso enorme importância em função de as ultrapassagens serem difíceis no traçado de Houston. A luta de Gil é contra seus adversários que podem, como ele, serem campeões. Mas fora dela o brasileiro mais bem colocado nesta sexta-feira foi Christian Fittipaldi, da Newman-Haas, terceiro, 59s634.
Helio Castro Neves, companheiro de Gil na Penske, sétimo no campeonato, ficou com o quinto tempo, 59s663. Ele já venceu três vezes este ano e uma delas na pista de rua de Detroit. Como o traçado não exige muito dos motores, Tony Kanaan, da Mo Nunn, conseguiu um bom resultado ao levar seu Reynard-Mercedes ao oitavo lugar, 60s053.
O futuro parceiro de Christian na Newman-Haas, o competente mineiro Cristiano na Matta, hoje na PPI, obteve o 14º tempo, 60s542, enquanto Tarso Marques, com seu chassi Swift, o único da categoria, da Dale Coyne, foi o 18º mais rápido, 60s853. Mauricio Gugelmin, da Pac West, ficou em penúltimo, 62s189, e Luiz Garcia Junior, em último, 65s393.
O canadense Paul Tracy, da Green, quarto na classificação geral, está com a nona melhor marca, 60s163. O mineiro Bruno Junqueira, campeão este ano da Fórmula 3000, deverá assistir à prova. Ele substituirá em 2001 o atual campeão da Indy, o colombiano Juan Pablo Montoya, na Chip Ganassi, sétimo ontem, 59s998. Montoya correrá pela Williams na Fórmula 1.