Rio - O brasileiro Zak Morioka, 21, está realizando um sonho antigo: correr na Indy (IRL). Ele participará da última etapa desta temporada, no Texas, no dia 15 de outubro.
"Estou muito feliz porque fui convidado. Para mim não poderia ser melhor", disse.
Zak viaja para os Estados Unidos neste sábado, dia 30. Os testes serão realizados a partir do dia 6 de outubro. Após a chegada do piloto, será confeccionado o banco do carro.
"Passaremos de 2 a 3 dias moldando o banco porque nos circuitos ovais o piloto sofre muita pressão e deve se sentir o mais confortável possível durante a prova. Somos o tempo todo jogados para o lado de fora do carro e é preciso controlar o peso da gravidade no corpo. Isso é essencial para terminar em uma boa colocação", disse.
Os testes serão em Atlanta, num circuito similar ao do Texas. Zak espera ter um bom desempanho na prova. "É claro que uma colocação entre os dez primeiros já seria boa; entre os cinco, então, seria fantástico e é o que eu vou buscar", disse.
Seu contrato com a equipe Tri Stars Motorsports valerá até a prova de Indianápolis em 2001, mas o brasileiro acredita em uma prorrogação.
"Tudo vai depender da minha atuação neste período. Estou atrasado este ano mas bem adiantado para a próxima temporada. A perspectiva é muito boa e conto com a torcida de todos os brasileiros", disse.