Sydney - Se chegou a hora de a bandeira olímpica finalmente voltar para Atenas, na Grécia, onde foram realizados os primeiros Jogos da Era Moderna, em 1896, a expectativa de reviver a história está ofuscada pela ameaça de caos em termos de organização. Em novembro, o Comitê Olímpico Internacional (COI) fará uma revisão no cronograma dos preparativos dos Jogos, que sofre um perigoso atraso.
A presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, Gianna Angelopoulos-Daskalaki, esteve em Sydney acompanhando a Olimpíada australiana e disse que aprendeu uma grande lição.
"Esses Jogos realmente nos inspiraram", disse a presidente do Comitê de Atenas. "Fizemos um questionário completo com o COI e o comitê organizador (Socog) da Austrália e também tivemos cerca de 130 observadores em Sydney", afirmou Gianna.
Disse que os gregos observaram, desde o ano passado, cada detalhe de cada uma das operações de uma Olimpíada: da segurança à tecnologia, do transporte aos locais de competição e à Vila Olímpica.
Gianna acredita, ainda, que a atuação dos voluntários, sempre dispostos a ajudar e que não desistiram dos Jogos no meio do caminho, foi fundamental para a organização em Sydney. Ela afirma que Atenas não terá problema nesse aspecto aspecto. Diz isso baseada no fato de que o "espírito olímpico faz parte da cultura da cidade" e acha que a Olimpíada poderá recrutar para treinamento as 47 mil pessoas necessárias.
O COI admite que Atenas está atrasada com o cronograma de obras de uma forma perigosa, mas o próprio diretor internacional do comitê, Jacques Rogge, aponta algumas que já estão em andamento na cidade grega. Disse que 80% do Estádio Olímpico, que terá 85 mil lugares, está pronto. Afirmou que um sistema de trem, com capacidade para transportar 400 mil passageiros por dia, já está 40% pronto. Um novo aeroporto e um anel viário têm um cronograma de obras para ser concluído em março.
Na cerimônia de encerramento dos Jogos de Sydney, o prefeito de Atenas, Dimitris Avramopoylos, admitiu dificuldades "para superar as tarefas", mas prometeu que a cidade estará empenhada em fazer um grande evento. Mas ainda falta construir 12 de competição, além da Vila Olímpica, a maior preocupação do COI. Atenas ainda é notória por ter um sistema ruim de comunicação.