Belo Horizonte - O impasse sobre o local do clássico entre América e Cruzeiro ganhou mais um capítulo nesta segunda-feira, com a possibilidade de ser transferido para domingo, em vez de sábado, e ser realizado pela manhã, no Mineirão, para fugir à concorrência da partida da seleção brasileira contra a Venezuela à tarde, pelas Eliminatórias Sul-Americanas.
A pretensão do América era jogar sábado, em rodada dupla com o Atlético, que enfrenta o Goiás, no Mineirão, mas a proposta foi desaprovada pelo Cruzeiro.
Antes do clássico, o América tem pela frente a Portuguesa, em jogo que será realizado nesta quarta-feira, às 20h30, no Mineirão. A partida tem sabor de revanche, já que o time paulistano eliminou o América na Copa do Brasil. Para este jogo, o técnico Jair Pereira não deverá contar com o lateral-direito Paulo César, que sofreu uma contratura na parte posterior da coxa direita. As opções para a posição são Marco Teixeira e Estevam.
O meia Arílson - que entrou no segundo tempo contra o Juventude, quando o América venceu por 3 a 0, no sábado - poderá começar jogando, entrando no lugar de Fabrício. Wellington Paulo retorna à zaga, após cumprir suspensão automática por ter recebido o quinto cartão amarelo.
Apesar da eliminação da Copa do Brasil, o atacante Zé Afonso tem boas recordações dos jogos contra a Portuguesa. Ele marcou dois gols no primeiro jogo, vencido pelo América por 3 a 1, e outro na derrota de 4 a 2, no Canindé. 'Foi neste jogo que marquei o gol mais bonito que fiz até hoje no América, chutando de perna esquerda de fora da área', ressalta.
'Uma vitória amanhã trará mais confiança ao grupo para o clássico contra o Cruzeiro'', observa. Zé Afonso vê na Portuguesa um time 'de altos e baixos, que alterna boas apresentações com partidas em que deixa a desejar'. O jogador lembra que, nos confrontos pela Copa do Brasil, o América perdeu mais por seus erros do que pela qualidade do adversário.
Zé Afonso aposta num bom desempenho da equipe a partir de agora, 'já que os jogadores que chegaram já estão entrosados'. O jogador está em busca da recuperação de sua forma física ideal, após ter ficado quatro meses afastado por contusão. 'O gol contra o Juventude veio no momento certo. Nunca havia ficado cinco jogos sem marcar', ressalta.