Suzuka - Se depender do retrospecto, os torcedores da Ferrari devem acender várias velas e rezar para todos seus santos para que o time não fique mais um ano na fila (o último título de pilotos da equipe foi conquistado em 1979 por Jody Scheckter). Em confrontos diretos com a McLaren, os italianos ganharam apenas uma de sete decisões.
A McLaren, a propósito, adora derrotar a Ferrari. Os ingleses conquistaram seis de seus 11 títulos de pilotos sobre os vermelhos de Maranello. Uma taxa de 54,5%. A primeira disputa aconteceu em 1974, com Emerson Fittipaldi derrotando Clay Regazzoni por três pontos e conquistando o primeiro título da McLaren. O troco veio no ano seguinte, com Niki Lauda batendo o brasileiro por 19,5 pontos.
E a Ferrari parou por aí. Em 1976, James Hunt ganhou o Mundial por um ponto numa decisão dramática em Monte Fuji, corrida que Lauda se recusou a disputar por causa da chuva. Em 1985, Alain Prost passou sem dificuldades por Michele Alboreto, que terminou com o vice-campeonato. Em 1990, o mesmo Prost foi batido por Ayrton Senna. Em 1998 e 1999, Mika Hakkinen superou, pela ordem, os ferraristas Michael Schumacher e Eddie Irvine.