CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS





 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corinthians se afunda e Bahia fica mais perto dos líderes
Quinta-feira, 12 Outubro de 2000, 00h05
Atualizada: Quinta-feira, 12 Outubro de 2000, 00h26

São Paulo - Jogando na noite desta quarta-feira no estádio da Fonte Nova, em Salvador (BA), o Corinthians foi derrotado pelo Bahia por 2 a 1 em partida válida pelo Módulo Azul da Copa João Havelange. Marcos Chaves e Jean marcaram para o time da casa, enquanto o zagueiro João Carlos fez para os paulistas. Com esta, que foi a oitava derrota na competição, o Timão permaneceu com apenas 15 pontos ganhos, no 23º lugar. O Tricolor baiano, por sua vez, chegou aos 26 pontos, em 16 partidas disputadas.

Ainda desentrosado e apresentando um futebol fraco e pouco ofensivo, o Corinthians começou a partida pressionado pelo ataque baiano em seu campo de defesa. Mesmo desfalcado do atacante Jajá, o time da casa era mais objetivo, marcando forte no meio e atacando com velocidade pelas laterais.

Os zagueiros João Carlos e Scheidt, que erravam nas saídas de bola e perdiam quase todas as jogadas áereas, facilitavam o trabalho dos homens de frente da equipe baiana.

Além de não se encontrar em campo o Timão também não demonstrava equilíbrio emocional. Aos 22 minutos, depois de ter reclamado a não marcação de um pênalti inexistente, Marcelinho acabou expulso e dificultou ainda mais a situação para o time paulista.

Com um homem a mais e melhor em campo, o Bahia não precisou de muito tempo para marcar: aos 24, depois de uma cobrança de falta de Iranildo da esquerda, Marcos Chaves ganhou de João Carlos e, de cabeça, tocou no canto esquerdo da Maurício, fazendo 1 a 0 para o Tricolor.

O gol, porém, acordou o Timão. Explorando os contra-ataques, o time de Parque São Jorge acabou empatando a partida aos 32 minutos. Ricardinho cruzou da esquerda e João Carlos apareceu de surpresa no meio da defesa baiana, tocando de cabeça no canto direito de Emerson: 1 a 1 na Fonte Nova. Dois minutos antes, o próprio zagueiro já havia perdido uma boa chance, defendida pelo goleiro do Bahia.

O resultado parcial modificou o andamento da partida: o Corinthians ganhou volume de jogo e passou a segurar o time da casa em seu campo de defesa. Com jogadas rápidas pelas laterais, o Timão desperdiçou duas grandes oportunidades. A primeira, aos 36 minutos, quando Müller fez uma bela jogada na direita da área, saiu da marcação da zaga, mas chutou à esquerda do gol; a segunda, aos 38, quando Ricardinho pegou a sobra de uma jogada começada por Luizão, e, de fora da área, acertou um forte chute, obrigando o goleiro Emerson a fazer uma difícil defesa.

Mesmo com a boa movimentação dos últimos 15 minutos, o primeiro tempo da partida terminou realmente empatado.

As duas equipes voltaram para a segunda etapa apresentando o mesmo futebol com que terminaram a primeira: bom volume de jogo e velocidade nos ataques. Tanto que com oito minutos de jogo, depois de um cruzamento de Jéfferson da esquerda, Dedé cabeceou sozinho e obrigou o goleiro Maurício a fazer mais uma difícil defesa, espalmando a bola para escanteio.

Só que a disposição dos minutos iniciais não durou muito mais tempo, e, aos poucos, a partida foi ficando truncada e cansativa, com muitas faltas e um grande número de passes errados.

Somente aos 33 minutos um outro ataque do Bahia agitou novamente a partida. Depois de um belo toque de calcanhar de Luís Carlos Capixaba - que entrou no segundo tempo no lugar do atacante Dedé -, o lateral-direito Adriano chutou à queima-roupa. Maurício, muito bem posicionado, evitou o segundo gol baiano.

A boa atuação do goleiro corintiano, porém, era ofuscada pela péssima apresentação da zaga. E foi com uma falha geral da defesa que o Timão acabou sofrendo o gol que lhe tirou o empate. Aos 39 minutos, cobrando falta da direita, Jorge Wágner cruzou para o meio da área. A bola passou por três defensores e chegou até o zagueiro Jean, que, livre de marcação, fez o gol que deu ao Bahia sua sétima vitória na Copa João Havelange.

Bahia
 
Corinthians
2
1
 
Ficha Técnica
Local Fonte Nova
Público Não divulgado
Renda Não divulgada
Cartão
amarelo
Edu, Marcelinho, Luizão, Carlinhos e Dedé
Cartão
vermelho
Marcelinho
Gols Marcos Chaves aos 24 e João Carlos aos 32 minutos do primeiro tempo; Jean aos 38 minutos do primeiro tempo.
Juiz Fabiano Gonçalves (RS)
Bahia Emerson; Adriano, Jean, Carlinhos e Jéfferson; Reginaldo, Fabrício Carvalho, Jorge Wágner e Iranildo (Valdomiro); Dedé (Luís Carlos Capixaba) e Marcos Chaves (Fábio Costa). Técnico: Evaristo de Macedo
Corinthians Maurício; Rogério, Scheidt, João Carlos e Kléber (Édson); Edu, Djair, Ricardinho e Marcelinho; Müller e Luizão. Técnico: Valdir Joaquim de Moraes (interino).


L!Sportpress


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Bahia
Com técnico-tampão, Corinthians encara o Bahia
Bahia tem dois desfalques para pegar Corinthians
Evaristo define o Bahia para pegar o Corinthians
Evaristo ganha dois problemas contra o Corinthians
Veja lista completa
Corinthians
Marcelinho culpa torcida por fracasso corintiano
Preparador de goleiro prefere Vasco ao Corinthians
Antônio Mello está de volta ao Corinthians
Batata fica mais 20 dias longe do Corinthians
Veja lista completa
Copa JH - Módulo Azul
Portuguesa vira em cima do Inter
Vasco cede empate no minuto final
Atlético-PR acaba com invencibilidade da Ponte
Atlético-MG goleia em Ipatinga
Veja lista completa